domingo, 26 de setembro de 2010

Reflexão Final Eixo 2

Foto: Abstrato de Camilla Machado, artista arroissalense.

Refletindo o eixo 2 na construção de competências adquiridas para finalizar o curso com a construção do TCC.

O eixo 2, do segundo semestre do curso, de março a agosto de 2007 trouxe muitos estudos práticos partindo das teorias apresentadas.

Todas as interdisciplinas ali trabalhadas teorizaram sobre a história da construção da escola e da infância. Esse eixo nos mostrou através dos textos e autores disponibilizados como se constituiu a escola como instituição de ensino e quais os ideais ali depositados desde o início da escolarização na instituição. Mostrou a criança adentrando esse mundo físico-teórico portador e construtor de conhecimento coletivo. Vimos que ao longo do tempo a escola e a criança vai-se modificando, conforme a humanidade vai caminhando.

Coisas importantes acompanharam esse eixo 2: a criança como ser social, na esfera familiar e na esfera escolar. A construção da escola como lugar de agregar crianças, alunos, desenvolvimento, potencialidades, conhecimento, construção, vivências, mundo, individualidades, pertencimento, coletividade, teoria e prática de ensino e de viva comum, conjunção de “mundos vividos”.

Das leituras relidas, dos textos ali postados e sugeridos, das atividades realizadas percebi o tanto que trouxeram de minhas vivências práticas enquanto profissional da educação que sou e enquanto sujeito aprendente que devemos todos ser ao longo de nossa trajetória profissional.

Pude perceber o tanto que nesse eixo 2, naquele ano de 2007 já trazia de proposta para a construção do meu TCC: O papel da escola no resgate da história individual dos alunos enquanto seres coletivos inseridos na turma.

O tanto que venho construindo de leituras de autores, pesquisadores e pensadores da educação e o quanto eu mesma já consegui compreender e apreender dessas leituras para construir minha própria fala, permitindo que o leitor possa visualizar essa autoria através da produção dessas reflexões que aqui venho postando.

Confesso que, atarefada que ando sempre, tive receio de não dar conta dessa atividade exigida de buscar nos anos passados toda a minha trajetória de estudos e toda a gama de re-construções que realizei nesse tempo, entre meu fazer pedagógico e os estudos realiados.

Dei conta até aqui e percebo o quanto é importante rever essa caminhada, afinal, necessário se faz rever o caminho, o que já vimos, olhar de novo, refletir o refletido antes. Agora com olhar pesquisador: o que eu construí ao longo dessa caminhada para constituir meu trabalho final, o TCC. Posso afirmar que minha caminhada vem me trazendo nesses longos anos de estudos, em cada semestre, um pouco da construção do meu trabalho de conclusão do curso.

As competências desse eixo foram conhecer/re-conhecer a história da escola e do aluno, de mim, do meu aluno e da minha escola também, durante esse segundo eixo de estudos.

Stela em 26.09.2010 às 16.50

Um comentário:

Fabiana disse...

Stela,
viajei novamente por teu portfólio e não poderia deixar de postar um pequeno comentário sobre o trazes aqui, enquanto reflexões sobre o eixo II.
Falas que visitando novamente as interdisciplinas reencontraste muitas atividades que foram desenvolvidas e te deste conta que desde lá já vens delineando a tua pesquisa do TCC. Era este o maior desafio do Seminário Integrador IV, digo era, pois já estamos finalizando a interdisciplina e pelo que venho percebendo conseguiste identificar este propósito...
Que bom saber que relaizar esta tarefa, mesmo que com pouco tempo, foi algo produtivo...
Abração!!!