quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Psicologia

“Tudo está dentro da pedra, só raspamos as saliências necessárias”.
(Michelangelo).


As interdisciplinas referentes à Psicologia, tratadas no período do curso PEAD, foram disciplinas bem difíceis de se trabalhar, visto ser um campo amplo e denso para se adentrar, pelo fato de termos pouco conhecimento das teorias psicológicas que necessitamos estudar.

Embora tenhamos tido pinceladas do assunto em nosso curso de Magistério, e vivamos muitas situações engendradas na Psicologia, somos leigos no estudo e pouco sabemos do assunto.

Diagnosticamos dificuldades de aprendizagem, de relacionamento, de desenvolvimento psico-motor. Falamos bastante desses “nomes”, mas não temos embasamento teórico para “receitar muita coisa oficialmente” para sanar, ou ao menos amenizar esses comportamentos. Também enfrentamos outro desafio: nosso diagnóstico é sempre contestado por pais, por profissionais da saúde e até por nossos superiores.

Os estudos realizados nos três semestres dentro dessa Interdisciplina foram bem difíceis de dar conta, lemos Freud “Textos Introdutórios” e assistimos o filme “Além da Alma”.

Aqui tivemos muita dificuldade de entendimento aos conceitos usados pela teoria Freudiana, como ego,superego, id; menos difícil foi dar vazão a compreensão das fases de desenvolvimento pelas quais Freud afirma que os indivíduos passam a partir do nascimento: oral, anal, fálica, latência e genital. Pensar essas fases a partir da observação diária de nossos alunos foi uma tarefa mais fácil, pois temos a oportunidade de vivenciar situações que nos levam a encaixar determinados comportamentos que os alunos apresentam e então confrontar com esses estudos.
E podemos informar com mais propriedade de conhecimento os comportantos fora do esperado, repetitivos que alguns alunos apresentam, encaminhando-os a orientadora da escola que faz então um intercâmbio com os pais para auxiliar nessa dificuldade de adaptação do aluno ao convívio mais democrático com todos os outros, na turma e na própria escola.

Stela em 23.09.10 às 23.43

Nenhum comentário: