domingo, 19 de setembro de 2010

EIXO 2


Foto: arroio histórico da Cidade.

Eixo 2


Retirei essa postagem de início de semestre, achei bem importante trazê-la aqui:


“Que possamos mais uma vez sairmos vencedores”. Março 2007.

"Então recomeçamos mais um semestre, agora esperando menos angústia, pois as ferramentas e o ambiente de trabalho já não são assim tão estranhos..."

Encontrei somente postagens referentes ao Seminário Integrador 2, para as demais disciplinas não há postagens.

Uma primeira e bem importnte tarefa ali descrita é a "Descrição do Caminho da Escola"

Essa tarefa de descrição do Caminho para a Escola foi algo muito particular que me permitiu ver com "outro olhar" um caminho percorrido diariamente, e que talvez eu o fizesse automaticamente.
Mas o exercício solicitado me fez "rever" esse caminho diário, pois que faço agora essa reflexão: é necessário outro olhar para poder re-ver o já visto antes, de outro modo, de outro ângulo, com mais cuidado e atenção.
Assim devemos trabalhar esse novo olhar com o nosso aluno, aquele que está ali todos os dias e que talvez tenhamos a oportunidade de re-ver sua caminhada, sua construção, suas dificuldades e até suas superações.

Essa tarefa foi algo que me fez até emocionar enquanto trazia à memória todo o percurso que faço, todos os dias.
Inclusive hoje revendo a atividade, me emocionei com a descrição linda ali escrita, e que de fato é um caminho lindo! Afinal, é o meu caminho diário, e tem que ser feito com muita propriedade, re-visto, olhado novamente e com novo olhar...

____________________________________

“Se as coisas são inatingíveis...
ora!não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
a mágica presença das estrelas!”
Mário Quintana

Essa fala do Mário Quintana também está postada, e diz por si só de toda minha trajetória frente ao curso, lembra as dificuldades superadas, os percalços vencidos, a luta quase em seu final para a conquista da graduação.

Parece que foi ontem que escrevi isso, mas já se foram 4 longos anos, de muita batalha, muita construção, muito pensar, muito fazer...
Muitas mudanças de olhar, de fazer e de se refazer, enquanto profissional-estudante, enquanto profissional-educador, enquanto profissional-sonhador, enquanto profissional-realizador-pensador!


____________________________
Descrição do Encouraçado Potemkin:

Em minha descrição captei e descrevi as emoções que a personagem principal dessa cena vivia.
Minhas colegas de grupo foram Elenice Mittman, Cristiane Scheffer, Mara Braum e Maria do Carmo Dewes.
Interessante que as nossas descrições foram cada uma para um lado.
Enquanto escrevi sobre as emoções, a Mara Braum descreveu o lado familiar.
A Elenice fez uma descrição mais séria, no sentido de usar um vocabulário bem elaborado, mais formal, e a Cristiane foi a mais econômica em sua escrita...

Cada uma de nós usou seu olhar ativo.

Assistimos a cena e a descrevemos exatamente como se estivésseemos vivendo essa "cena"...

Foi bacana isso de ver os outros olhares, afinal,
para mim o que existia na cena eram as emoções,
a espera da morte iminente e
a certeza de agarrar a vida...

Mas, o olhar das colegas me provaram: outras coisas estavam acontecendo!

Não foram somente essas emoções, por mim captadas e descritas.
Gostei desse atividade.
Foi um bom exercício de " olhar e ver".

Fiz questão de trazer essa fala recortada inteira, pois traz a importância de mudança no olhar, mudança de olhar e o que olhar!

Quando leio essa escrita, essa descrição que fiz, das emoções da cena que assisti, estou eu própria ali representada: sou emoção pura, em todos os momentos, quer nos momentos de alegria, de prazer, quer nos momentos de luta, de batalhas, de derrotas e de tentativas de vencer!

Choro de felicidade e de tristeza, por mim e pelo outro...
Pela vitória e pela derrota...

Choro para re-construir e também na construção.

Sou eu ali descrita, inteira e completamente emocionada, envolvida pela cena, vivendo aquele horror, o medo, a incerteza, o desfecho.

Sou eu assim.

Stela Maris em 19/09/2010.

Um comentário:

Fabiana disse...

Stela,
ler estas tuas reflexões acerca do que viveste e de como viveste estas aprendizagens me trouxe muitas lembranças...
Lembranças boas, de crescimento, de superação, de pensar como foste e estás sendo guerreira, esforçada, vencedora.
Parabéns, querida...
Trazes a emoção e o sentimento de entrega em tudo que fazes...
Continuamos dialogando....