domingo, 12 de setembro de 2010

Eixo 1 - Rfelexão Final

Foto: aula do dia 05 de maio, da turma pré-escolar 2A, na roda de conversa com manuseio de escrita.

Reflexões Finais do Eixo I – 2006.
O Eixo 1 do primeiro semestre do curso PEAD nos oportunizou vários encontros com educadores e pensadores da educação que muito fizeram pelo pensamento educacional que permeia o mundo da educação. Esses estudos me possibilitaram muitas reflexões, reflexões essas que talvez não tenham transparecido nas postagens que realizei ao longo do semestre em meu blog.
Mas foi meu primeiro blog, meu primeiro semestre de estudos, minhas primeiras considerações sobre educação e tecnologias. Virtual e real.
Primeiras reflexões a cerca do meu trabalho e dos meus pensamentos, fundidos nos pensamentos de grandes mestres do mundo da educação.
Foi só o começo.

Esse primeiro eixo me fez falar de mim, enquanto professora, enquanto pessoa que acredita na educação como um desafio constante, tanto para os alunos, quanto para a escola e para o profissional que ali deve se encontrar diariamente para desempenhar um papel, ou vários papeis ao mesmo.

Esse primeiro eixo me colocou em contato com o mundo das tecnologias, aliando-as à educação, e ao fazer do educador e do aluno.

Esse eixo primeiro nos desafiou a tentar, a acreditar nas potencialidades da máquina e de nós mesmos enquanto seres dotados de inteligência, e que também nos permitiu desafiar nosso aluno, enquanto sujeitos de nossa aprendizagem, aliando assim um conhecimento que eu ainda não tenho enquanto professora – o da máquina – enquanto o aluno já tem mais conhecimento sobre as tecnologias do que eu, e o quanto podemos aliar o meu conhecimento de saber dar aula ao conhecimento do aluno de saber utilizar as tecnologias.

Penso que aliamos assim nossos saberes e os entrelaçamos em favor da aprendizagem escolar, que devemos aprender e partilhar juntos - alunos, professores e tecnologias.

Hoje me sinto muito mais conhecedora das ferramentas, me angustio menos em trabalhar com a máquina, pois já domino algumas ferramentas que me permitem concluir isso. Não que tenha adquirido total controle sobre o uso de tais ferramentas e que possa sair dizendo que sei fazer tudo. Ao contrário, sei um pouco, mas sei fazer alguma com esse pouco que estou me apropriando ao longo desses anos de estudos que o PEAD me oportunizou. E estou oportunizando aos meus alunos também conhecerem esse mundo virtual que nos permite viajar e conhecer o resto do mundo que nos interessar! Utilizo os computadores com meus alunos da educação infantil semanalmente, no Tele Centro da Biblioteca Pública Municipal de Arroio do Sal, onde realizamos várias atividades. (Nesse mês de agosto não tivemos nenhuma participação no Tele Centro, pois a Biblioteca mudou de lugar e ainda não foi possível adequar os computadores para que possamos ali trabalhar.) Também tivemos a oportunidade de ganhar o projeto UCA (Um computador por aluno) na escola Diestchi, então estamos iniciando um trabalho com todos os alunos da escola. E aqui está muito difícil esse começo, pois temos todas as dificuldades: desde falta das tomadas para carregar as baterias até o manuseio do laptop educacional (é pequeno, programa pouco conhecido para trabalhar, dificuldades “n”...) Mas estamos firmes, eu e meus pequenos!

Com certeza as competências que o Eixo I me proporcionou nessa primeira caminhada foi refletir minha postura profissional, buscar conhecimento teórico e apropriação das ferramentas oferecidas pelas tecnologias da informação e da comunicação.

Stela Maris da Rosa Dias
Em 12/09/2010 às 16.50

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi querida,

achei fascinante o relato das mudanças desde o eixo I e, em especial, quanto aos desafios constantes das tecnologias. Acho que tu deverias visitar o Blog da Silvia Kist [http://silviakist.blogspot.com/] , uma colega que está em Rwanda e trabalha há anos no projeto UCA. A Silvia trabalha com PAs e a dissertação dela, sobre o trabalho com os pequenos realizado em Porto Alegre, está na página "Teses e Dissertações" no nosso wiki. Acredito que este contato e as leituras vão te ajudar a lidar com os novos desafios.
Um grande beijo,
Profa. Nádie