domingo, 3 de outubro de 2010

EIXO 3

Foto de setembro/2010: Flor de Bem-Me-Quer na primavera


Esse eixo foi dedicado às artes, literatura e ludicidade.
Aqui começaram oe registros no portfólio e iniciei minhas reflexões trazendo argumentos e evidências de minha prática em sala de aula.
Nos dois primeiros eixos tivemos que dar conta de apropriação das ferramentas, refletir nossa formação e mudar nosso olhar de tudo isso que envove nossa profissão:

1. ver a nós mesmos enquanto profissional da educação e enquanto pessoas capazes de aprender o novo e permitir essa aprendizagem

2. ir em busca de novos metodologias, que possibilitem uma melhor prática em sala de aula

3. aprender um novo olhar de nós e dos alunos, da escola e da sala de aula, do real, do virtual e dos possíveis que devemos acontecer.

Esse terceiro eixo me remeteu então às artes, a apreciação da expressão, a possibilidade de sonhar, minha e do meu aluno, do meu fazer, do nosso "estarmos juntos"...

Aqui, depois do grande susto de voltar as atividades escolares como estudante, com 40 horas de trabalho semanal e família para dar conta, com uma filha pequena (sonhada, esperada demais), e com 43 anos de idade, tive a oortunidade de rever, repensar, refazer, meu trabalho de cerca de 10 anos de sala de aula.
Apesar de não ser acomodada e estar sempre em busca de melhorar minha prática profissional, a entrada na universidade para cursar a graduação me fez sacudir a vida que eu vivia.

Esse terceiro eixo veio a colorir um pouco mais minha vida e também me trazer muita teoria, me fez entender a importância e necessidade de aprimorar meu trabalho diário com o conhecimetno que veio trazendo ao longo do período.

Stela em 03.10.2010

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Stela,
vou realizar aqui o comentário para as duas postagens relacionadas as artes, literatura e ludicidade que realizaste como reflexão ao eixo III.
Como disseste este semestre foi marcado por muitas construções em relação ao momento em que estavas vivendo, tanto no que refere ao profissional como ao pessoal também.
Depois de se adaptar a uma série de situações novas que o curso trouxe, foi o momento o novo que estas três interdisciplinas te proporcionaram.
Quero ressaltar que estás de parabéns (com tudo que relatas na outra postagem),por tudo que desenvolveste em tua escola e em tua cidade, nas mostras, nas apresentações que teus alunos realizaram.
Conseguiste através de tua prática pedagógica proporcionar a teus alunos um pouco do que estavas vivendo como aluna...e desta forma tua prática foi ganhando novo significado....
Parabéns....
Continuamos dialogando....