segunda-feira, 6 de setembro de 2010

(Obra da artista arroiossalense Camilla Machado)




Seminário Integrador I
Primeiras Postagens no Blog

A postagem será um pouco longa, pois aqui está o início, toda a caminhada que realizei na primeira semana do curso PEAD.

Em 21 de agosto de 2006 tivemos nossa aula inaugural.
No dia 24 de agosto fiz minha primeira postagem no meu primeiro contato com as ferramentas da comunicação - no blog de nome TECENDO IDEIAS - intitulada Boas Vindas, e registrei essa primeira fala virtual: “Este será um espaço de muitas idéias. Para completá-lo preciso de muitas idéias.”
Era um convite a quem me visitasse, de agregar e partilhar comigo suas idéias a cerca da educação, especificamente da educação infantil e alfabetização, pois esse é o meu lugar de trabalho.
Nessa primeira tarefa de rever/refletir as redes de aprendizagens que fui construindo ao longo do curso, e nessa postagem, no primeiro semestre, já percebo que buscava parcerias, pois sozinhos geralmente não damos conta de nosso trabalho, a final, como professora que sou, trabalhando 40 horas em sala de aula, mais do que necessário uma busca de partilha, de construção coletiva.
Iniciando então nas tecnologias de informação e comunicação nesse ano de 2006, nada mais natural que solicitasse essa colaboração por parte de quem ali encontrasse meu recadinho inicial!

Na próxima postagem já manifestei ali minha solidão diante da máquina! Até hoje ainda sinto muita necessidade de dialogar com outros pares as questões que ali coloco, ou que vivo, sinto, pois é muito forte em mim essa questão da troca, do bate-papo, do “me olha e fala comigo disso que estou falando agora”...

Na próxima postagem, minha apresentação pessoal, destaquei as palavras que escrevi sobre gestação e mar:

“O mar com suas ondas indo e vindo sempre. Constantemente. Hora calmas e tranquilas. Hora agitadas, fortes, varrendo a areia, limpando, empurrando, carregando...
Uma gestação: carregar no ventre um novo ser. Permitir que uma nova vida seja gerada. Permiti-la desenvolver-se, crescer, vir a ser...

Quero destacar essa escrita, pois retrata fielmente aquilo que vivemos em nossa profissão, diariamente: ir e vir, calma e tranqüilidade, agitação, busca, caminhada, desafios constantes.
Essa transcrição descreve com muita propriedade o meu estágio, realizado no oitavo semestre, em 2010! Tive um período muito conturbado no meio do trabalho, e que quase me fez desistir da caminhada novamente, naquele mês de maio... Mas, acredito que a proximidade com o mar, e os anseios de concluir minha faculdade me levaram ao enfrentamento de mais esse desafio em minha luta para o tão sonhado diploma acadêmico!

Destaquei a última frase, que se referia a minha gravidez e por extensão a minha filha Marina, que declara a conclusão dessa etapa necessária porque passei: permitir, crescer, vir a ser. Me permiti crescer em meio às turbulências e consegui dar conta do meu trabalho e do trabalho dos meus alunos, para possibilitar-mo-nos vir a sermos juntos, incluídos na mesma necessidade de construção de conhecimento coletivo, que precisa se fazer na individualidade de cada um e de todos, conjuntamente em colaboração com os outros.

Na postagem da apresentação profissional encontro essa fala:
Possibilitar que meus alunos conheçam, descubram, criem, construam... esse imenso mundo das letras, é fantástico!”
Essa fala continua me acompanhando, pois esse é o melhor momento do trabalho em sala de aula, especialmente para o professor alfabetizador: quando temos a oportunidade de realmente levar nosso aluno à descoberta da possibilidade dele mesmo desvendar o mundo da escrita, e poder utilizar-se dessa descoberta em seu favor, por uma vida mais justa, mais democrática, mais fiel a sua necessidade de felicidade pessoal. Com a certeza de que é um ser social, e que faz e se refaz diariamente no convívio com o outro, quer na esfera familiar, que na esfera escolar e nos tantos grupos dos quais faz parte por toda sua vida.

No dia 04 de setembro de 2006 houve uma postagem “Reflexão da I Semana de trabalho” onde destaquei ali a alegria geral que reinou em nossa aula inaugural. Quero destacar a reflexão que fiz sobre ver a alegria de todos os presentes ali como reflexo da alegria que eu própria estava sentindo naquele momento!
Isso me remeteu a um novo pensar: o quanto se reflete os nossos sentimentos em nosso trabalho diário? E o tanto que somos afetados pelos sentimentos do outro com quem convivemos diariamente?
Dar conta de administrar todas essas questões afetivas que permeiam nossos afazeres profissionais também é algo que devemos buscar aprender, pois por muitas vezes nos deparamos com situações que envolvem nosso aluno, na sala de aula e não nos damos conta que pode ser um reflexo de nossos próprios sentimentos, ou nas ações que praticamos também diariamente podem ser simplesmente o reflexo dos sentimentos dos alunos ao nosso redor...

Registrei também toda a minha angústia frente ao meu total desconhecimento das tecnologias, do mundo virtual que estávamos adentrando.
O novo na minha vida pessoal e profissional!

Aqui quero deixar essa reflexão: o novo assusta, faz sofrer, mas quando vamos nos apropriando de alguns conhecimentos básicos podemos nos permitir crescer, aprender e partilhar. Pois desde aquela longínqua primeira semana de agosto de 2006, estou cada dia mais envolvida com o uso das tecnologias em minha vida, tanto na escola, como em casa. Nesse ano de 2010 ganhamos o projeto UCA (Um computador por Aluno) na escola Dietschi, em Rondinha onde trabalho 20 horas. E aos poucos estamos levando nossos alunos a conhecer e se apropriar das possibilidades que o mundo virtual pode nos trazer em termos de benefícios para uma melhora na educação oferecida aos nossos alunos. Também realizo um trabalho semanal com a turma de pré-escola, onde trabalho no turno da manhã, no Tele Centro da Biblioteca Pública Municipal, aqui em Arroio do Sal.

Rever esses primeiros registros, refletir e trazer à luz novos pensamentos, diante da nossa caminhada, na nossa prática profissional, através dos registros ali escritos, foi um momento muito oportuno, pois permitiu que eu trouxesse elementos, falas importantes ao longo do curso, e que pude entrelaçar com meu fazer pedagógico, tanto em crescimento quanto em caminho que se faz na estrada!

Stela Maris da Rosa Dias, em 06/09/10 às 17:26.

Nenhum comentário: