quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Retomando ao Começo - Eixo I

Foto: Obra abstrata, uma das primeiras da Vó Edília, nosso mais querida artista arroiossalense.


Iniciei meu caminho de volta ao começo!
Abri meu primeiro blog.

Ali tenho o início da caminhada no Pead.
Primeiros registros...
Apresentação profissional e pessoal.
Sonhos e anseios...
Dificuldades e acertos...
Reclamações e agradecimentos...
Aula inaugural...
Desconfiança e esperança!

Vi as postagens, li e reli algumas.
Lembrei todas as escritas ali registradas.
Nossa!!!
Passei tudo isso mesmo? Parece que não, parece ter sido ontem.

Relembrei tantas coisas, expus tantos sentimentos, abri minha alma.
Contei de mim, do meu fazer, dos alunos, do trabalho.

Relatei vivências, momentos importantes.
Contei muita coisa nesse espaço de tempo.
Vivi muito mais do que registrei, algo deve ter ficado de fora, afinal não damos conta de tantas lembranças...

Dá pra ser um livro tudo o que vivemos nesse espaço de oito semestres passados!

Vou começando a caminhada de leituras já feitas, para voltar a refletir o já visto, o já feito, o já dado e acabado.
Mas que pode ser refeito, se refletido com simplicidade e criticidade.

Paulo Freire traz essa fala à página 35 do livro Pedagogia da Autonomia (1996):

É próprio do pensar certo a disponibilidade ao risco, a aceitação do novo que não pode ser negado ou acolhido só porque é novo, assim como o critério de recusa ao velho não é apenas o cronológico.”

Nenhum comentário: