terça-feira, 21 de setembro de 2010

Eixo 2- Olhar

Uma atividade que realizamos e que também foi revisitada foi a apresentação ZOOM: nessa apresentação o começo foi um aumento considerável do zoom na figura apresentada.
A cada slide divisávamos algo e logo discutíamos entre nós o que estava sendo visto.
Até o final, no último slide, descobrimos ser simplesmente uma gravura. Todas as partes vistas soltas, compunham uma imagem.
Após discutimos a necessidade de nos distanciarmos da cena para então podermos ver o todo, pois na verdade, olhando em partes estávamos somente vendo um pedaço, um lado, e precisamos visualizar o todo para então realmente compreender o que que estava acontecendo.

Eu e minha colega Mara Braum conversamos sobre "o que nós vemos das possibilidades dos nossos alunos" e que, por vezes, as outras pessoas não vêem. Até mesmo os próprios pais não percebem tal "nuance" que tivemos a oportunidade de visualizar!

Por bastante tempo, no eixo 2 e nos próximos, lembramos dessa atividade, Mara e eu.
Em especial naqueles momentos em que precisamos avaliar um aluno, encontrar todos "os pedaços", reconstruir sua trajetória no trimestre, para não corrermos o risco de sermos injustas, com uma avaliação superficial. Pois se vemos o processo, o caminho percorrido no todo, e não somenteo final, a nota, a promoção ou a reprovação, podemos ter mais clareza e coerência para que essa avaliação seja mais correta.

Essa atividade do Zoom, a atividade da "cena do encouraçado Potemkim" e o filme Doze Homens tiveram uma grande contribuição para melhorar meu olhar na questão avaliação.

Hoje, tenho mais segurança para avaliar meu aluno, tenho menos receio e menos medo de errar na hora de escrever a palavra aprovado no trimestre final
Stela em 21.09.2010, às 23.31

Nenhum comentário: