domingo, 12 de setembro de 2010

Eixo 1 - ECS

Foto: arte abstrata, pintura em tela caseira, turma pré-escolar 2A, 2010.


ECS – Visitando os blogs de TC

Novembro-2006.
ECS- Atividade de análise de fatos à luz da teoria Weberiana: apresentei uma situação de inversão de papeis que vivencio na educação infantil: com os alunos pequenos muitas vezes desempenhamos um papel que deveria ser da família, no ensino das necessidades básicas de higiene pessoal, e por muitas vezes ainda temos que chamar os pais na escola e ensiná-los sobre as coisas que eles devem ensinar aos seus filhos, como hábitos de higiene pessoal diários, incluindo até o como fazer isso. E a outra situação analisada foi com respeito ao desfile cívico acontecido na minha Cidade, onde o Prefeito Municipal, usando do seu cargo político, proibiu o desfile de uma turma de alunos por estarem fazendo alusão à corrupção brasileira. Revendo essa postagem hoje, ainda fico indignada com tal fato, pois nós educadores tentamos levar ao nosso aluno que ele tenha senso crítico para garantir seus direitos e na hora do cumprimento de um dever que é o do Desfile Cívico, não podem manifestar esse aprendizado, o de querer dizer que está insatisfeito com a administração político pública de nossos governantes!
Onde está a democracia e a livre expressão de pensamento?

Também reli outra atividade, o da visita aos blogs dos colegas e leitura das suas reflexões e atividades ali postadas. E Registrei o quanto é interessante esse trabalho de ver o pensamento escrito do outro, visitar suas produções, enfim, dialogar mesmo que virtualmente com o outro.

Essa é uma das coisas que mais sinto falta, pois ao longo do curso fomos perdendo essas atividades de visita aos colegas e também não sobra mais tempo para isso. Mesmo que façamos alguma visita aos espaços dos colegas, raramente nos retornam o comentário, nem vêm ao nosso espaço para uma troca e partilha de saberes, afinal estamos todos muito ocupados com tantas atividades a dar conta. E o nosso corre-corre diário já não mais permite esses “prazeres”, também penso que se perdeu isso pelo fato de não ser mais nenhuma novidade um blog, um wiki, um espaço virtual, pois agora já nos apropriamos dessas ferramentas e não vamos buscar auxílio no do colega.

Uma outra postagem constante ali, atividade da ECS, onde formamos um grupo de alunas que deveríamos postar sobre nossa trajetória no curso PEAD. Realizamos visitas aos blogs e postamos nossa reflexão. Nessa visita percebi que todas nós tivemos motivos parecidos e vivências comuns: entramos na faculdade à distância pela falta de tempo, de dinheiro e pela necessidade de conciliarmos nossa família, trabalho e estudos. O interessante que ali registrei ficou por conta da apropriação das ferramentas das TICs, nosso maior desafio registrado em nosso trabalho.

Nenhum comentário: