domingo, 12 de setembro de 2010

Eixo 1 ECS - MARX

Foto: Pintura em lápis de cor da aluna Aryane do pré-escolar 2A, numa releitura da obra "Futebol" de Portinari.

Marx


Ainda na interdisciplina ECS, uma postagem sobre o pensador Marx, um dos maiores ícones das idéias do comunismo, difundida pelo mundo. Para essa atividade, registrei uma fala de Marx:

"A realidade deste mundo não deve ser explicada com base numa realidade divina. O ponto de partida do pensamento tem que ser a realidade concreta."


Relendo essa fala hoje, me vem ao pensamento o quanto é importante partirmos sempre da realidade concreta, do vivido pelo nosso aluno, na sala de aula em nosso trabalho diário, assim como entendemos melhor sempre que realizamos essa leitura do mundo que vivemos, que nos rodeia, o mundo ao qual pertencemos. Novamente trago à luz o meu pensamento de que, desde o início do curso, minhas reflexões, atividades e minha fala me levavam ao meu final, ao tema que elegi para o TCC.


Outro destaque importante é com relação a fonte da pesquisa: a professora Mara Níbia me cobrou em comentário a fonte, eu não a registrei e hoje ficou bem visível a importância e necessidade desse registro.


“Sabemos, pois, que a educação é um processo e como tal, ela vai sendo construída...
Não será da noite para o dia que transformaremos o mundo num lugar mágico para se viver, mas podemos ensinar aos nossos alunos a lutarem por seus ideais, a viveram mais próximos da sociedade ideal: mais justa e igualitária!”


Essa fala foi minha, escrita em conclusão ao trabalho de estudo sobre os pensadores, sociólogos e filósofos da educação Durkheim, Marx e Weber, após os textos exigidos para leitura e as reflexões sobre as atividades realizadas. Percebo que essa fala foi construída com bastante estudo, e revela de fato, a minha percepção da importância da escrita de tantos pensadores. Penso também que essa deve ser a idéia que permeia nosso fazer diário: enquanto professores temos o dever de levar o nosso aluno a buscar uma forma de conquistar uma sociedade, democrática, igualitária e justa para partilhar com seus pares. Onde todos possam dizer a sua fala, o seu pensar e exigir os direitos de assim viveram, mas sempre lembrando que temos sim os nossos deveres e como tal, devemos respeitar, mas exigindo respeito a todos nós, cada um na sua profissão, no seu espaço, no seu tempo!


Nenhum comentário: