domingo, 12 de setembro de 2010

Eixo 1 Wikihistória

Foto: Artistas de Casa: família do aluno Lucas Emanuel, do pré-escolar 2A, numa releitura de Tarsila do Amaral.

Dezembro/2006

Finalizando o ano, finalizando o I semestre do PEAD!

Postei algumas fotos de pessoas importantes para mim nessa caminhada, fotos da Festa dos Bichos! Alia aparecem nossos primeiros tutores e professores.

Trago nesse mês uma postagem sobre atividade da ECS, uma wikihistória. Atividade onde deveríamos entrar num wiki, criar nossa página e contar de nosso trabalho, relacionando-o a fala de Paulo Freire.

Postei essa fala:

Falar do meu trabalho, é muito fácil. Vivo esse meu fazer com muito prazer! Relacionar com o pensamento de Paulo Freire, embora pareça fácil, é mais difícil. Na verdade, Paulo Freire é/foi um educador comprometido com a mudança educacional...
Fez e deixou muita coisa importante para que pudéssemos optar entre um fazer medíocre e simplesmente reprodutor do sistema existente,
ou... verdadeiramente fazer acontecer uma educação sonhada por muitos: mais justa, mais democrática e emancipatória. Educação essa onde todos tivessem o poder de transformar esse nosso mundo vivido hoje, em algo melhor para se viver, também hoje!”

Relendo essa escrita hoje, penso que já está muito mais fácil fazer esse exercício, afinal estudamos quatro longos anos para aprender algo capaz de melhorar nosso fazer pedagógico, então é justo que nessa caminhada vamos entendendo melhor o que fazemos e podemos então rever e refletir sempre a nossa prática. E isso com certeza faz nosso trabalho ficar melhor, embasados pelo pensamento de pessoas importantíssimas, com certeza nosso trabalho ganha uma outra dimensão. Melhorei muito minha prática e meu fazer em sala de aula nesse tempo de estudo, e espero continuar crescendo nesse sentido: dar conta de buscar condições que me permitam refazer o meu dia-a-dia na escola,possibilitando ao meu aluno construir o seu aprendizado em conjunto com o outro, com a realidade vivida e na conquista diária do seu espaço, amparado na coletividade para a construção desse saber conquistado, partilhado e vivido, concretamente.

Retirei esse recorte do blog , sobre a construção da wikihistória, pois acho que ficou muito bom mesmo:
Fizemos a leitura da nossa história comentando a história do outro. Melhor explicado por Paulo Freire – vivemos a história, a minha e a do outro, juntamente com os outros e as transformamos em aprendizado. Refletimos nosso fazer juntos, pensamos, descobrimos, elaboramos novo conhecimento. De mim e do outro.
Falando de histórias, minha formação profissional se deu em escola pública. Cursei o magistério e me formei professora. Cheguei na escola cheia de sonhos. Sonhos esses que ainda me acompanham.Quero possibilitar aos meus alunos desvendarem esse mundo da escrita, construindo seu conhecimento, fazendo a aprendizagem acontecer junt@mente .com o outro. Vivendo sua história, dela sendo personagem, sujeito do seu aprender.
Quero oportunizar ao meu aluno uma formação crítica, onde ele possa perceber todas as possibilidades e aproveitá-las todas. Em seu benefício e de todos os outros que estão .com ele, fazendo, construindo, interligando esse conhecimento a sua realidade, vivendo essas possibilidades de transformar o mundo em que vivem,para melhor!
Quero fazer dele sujeito da sua construção, que busque o conhecimento, que saiba onde buscar isso e que possa viver essa busca com o outro. Vivendo, criando e recriando seu pensamento. Em favor de uma vida mais justa para todos.
Espero que possa fazer desse meu aluno um ser que viva e encontre um presente bem melhor de ser vivido. Numa sociedade mais igualitária e que lhe permita um melhor viver, mais feliz e mais presente.
Que todos nós possamos instigar nossos alunos a construírem suas vidas, serem mais curiosos, garantindo assim encontrar esse conhecimento e partilha-lo com outros sujeitos de suas histórias.
Não quero ser mais uma professora que deposita seus conteúdos na sala de aulas, como se os alunos fossem simplesmente gavetas. Enchendo-as e fechando-as.
Paulo Freire, com suas idéias de educação emancipatória, tem me levado a refletir, pensar e repensar minha prática, com um olhar mais específico, com mais rigor em minha avaliação. De mim mesma e do que faço @os meus @lunos, em meu viver a educação.”
(Stela Maris da Rosa Dias, aluna do PEAD-UFRGS, em dezembro-2006).

Stela Maris em 12/09/2010 às 16.10

Nenhum comentário: