quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Eixo 9 - Relendo...

Primeira tela pintada pela Marina Dias Marenzi, em 2010.

Releitura e reflexões das postagens do mês de setembro 2006, Eixo I

Esse mês foi dedicado ao tempo, aos sonhos e as viagens...
Expressei meus pensamentos e sentimentos em relação ao tempo, expus meus sonhos e me permiti dar início à caminhada.

Através de contos, poemas e das minhas palavras poeticamente entrelaçadas com meus sonhos e vivências cotidianas, tanto profissional, como pessoal e também estudantil pude deixar um registro interessante, sincero e tranqüilo.

Aqui deixei o registro de minhas angústias quanto ao término do curso, e também a minha satisfação de estar cursando a faculdade, tão necessária a minha carreira profissional.

Sobre o tempo, fiz uma postagem em que trouxe do dicionário Luft a sua definição: momento ou ocasião própria. E teci minhas considerações a cerca da necessidade de organização do tempo para dar contas das tantas atividades que precisamos dar conta em nosso dia-a-dia.

Conforme fui relendo as várias postagens me defrontei com essa escrita: “Nossos desafios nesse início de século são muitos e exigem muito jogo de cintura, aliado a uma boa formação e muita disposição! Estamos numa concorrência desleal com esse leque enorme de opções que nossos alunos dispõem hoje”. Essa fala me fez pensar novamente sobre tantas necessidades que temos em termos de material de apoio, da falta de professores, de profissionais da área da supervisão e da orientação escolar em nossas escolas e da necessidade de nos apropriarmos das tantas ferramentas necessárias a uma oferta de melhor qualidade na educação que fazemos diariamente, em nossas escolas e salas de aula. Enfim, precisamos ainda sensibilizar governantes para melhor cuidar das questões que envolvem a da educação: melhores salários, melhores equipamentos, melhorias no espaço físico, material de apoio didático, tempo para formação continuada, tempo para rever e refletir, todos juntos as necessidades dos alunos e também de nós, profissionais que queremos melhorar a educação que oferecemos.

Numa das postagens ali existentes, que versou sobre o conto Viagem à Ilha Desconhecida, de Saramago, trago essa fala que ali postei: “A viagem é importante. Mostra-nos o nosso conhecido através do desconhecido.” Penso ser de consistência essas palavras, pois diz claramente que sabemos o papel e a função de cada um de nós, sabemos que devemos mudar, que precisamos refazer nossa prática, tentar novos métodos, enfim refletir e refazer o trabalho, mas ainda precisamos ir em busca do algo mais que falta-nos para desbravar o mar bravio que se vislumbra à frente da educação que fazemos...

A última postagem desse mês de setembro se encerra com uma escrita sobre qual nossa ousadia hoje, onde registrei isso: “Sou professora! Realizada profissionalmente. Insatisfeita com todas as inquietudes pertinentes a nós, educadores... Preocupada com os rumos da educação hoje, um tanto tortuosos, alunos menos interessados, salas mais cheias, recursos mais escassos, desvalorizados profissional e financeiramente, por vezes desrespeitados diariamente, outras tantas, nem notados...”.
Essas inquietações ainda me acompanham hoje, após quase quatro anos de estudos acadêmicos, pois cada dia mais nos embrenhamos em estudos que nos levam a perceber quão importante é o nosso papel frente a uma sociedade mais justa e igualitária, que ofereça qualidade de ensino, mas que exige respeito acima de tudo, entre todos os segmentos ali envolvidos.

Stela Maris da Rosa Dias
08/09/2010 às 19.51

Nenhum comentário: