domingo, 24 de outubro de 2010

Aprendizagens -Eixo 6

APRENDIZAGENS

“Aprender é proceder a uma síntese indefinidamente
renovada entre a continuidade e a novidade.”
(Inhelder, Bovet e Sinclair, 1977, p.263)

Nesse eixo, na interdisciplina de Psicologia II, tivemos uma atividade de escrever sobre o tema aprendizagens da nossa vida.
Nessa atividade fiz uma reflexão bem importante onde evidenciei minha apropriação das tecnologias após mais de 40 anos de vida!
E podemos entender que as aprendizagens acontecem sempre, mas que a cada fase, etapa, tempo vivido, temos mais condições de entendimento, pois já temos muitas estruturas formadas, então vamos assimilando novas aprendizagens. Penso também que com a idade, vamos dando conta de tolerar mais, mais tempo de pensar, refletindo nossas vivências e tudo o que acompanha essa caminhada. Permitimo-nos parar e refletir nossa vida pessoal, profissional, afetiva, familiar. Enfim, penso que estamos acomodados, no sentido de não mais sermos afoitos ou ansiosos. Não temos mais tanta pressa de fazer tudo, de qualquer jeito. Com o passar do tempo vamos nos permitindo pausas, e nessas pausas nosso pensamento conforma os aprendizados, as nossas experiências vividas já nos antecipam algo que vivemos e portanto, sabemos o que pode vir aqui. Podemos retroceder, deixar amadurecer, esperamos o tempo mais propício. E, caso necessite, podemos pensar de outro modo, ver outras possibilidades, buscar mais conhecimento, ou esperar o tempo de realizar mudanças, em todos os sentidos, na nossa vida.
Isso também reflete em nosso fazer profissional, pois já devemos acertar mais, errar o menos possível, e refazer de novo a caminhada, com cada aluno, ou com todos eles.
Refletir, vivenciar anos, muitos anos vividos nos permitem muitas aprendizagens e cada vez mais podemos filtrar essas aprendizagens em benefício da felicidade, de todos nós, coletivamente.

Essa postagem está nesse endereço, e ali vem bem “comprida” e explicitada essa minha apropriação das tecnologias para dar conta da minha vida acadêmica.

Stela em 24.10.2010. às 15.31.

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Stela,
citaste em tuas postagens referentes ao eixo VI contribuições e aprendizagens construídas a partir das Interdisciplinas de Psicologia II e Seminário Integrador VI com a construção dos PAs.
Relatas em tuas postagens a apropriação das tecnologias em tua vida profissional e pessoal, com certeza este processo foi marcado por muitas ansisedades, angústias, mas também por muitas possibilidades novas e também por momentos de muita reflexão.
Trazes também em outras postagens contribuições relacionadas a estágios do desenvolvimento e a construção dos PAs.
Te trago o seguinte questionamento, que é em síntese o objetivo deste semestre:
Como estabeleces relação ou que contribuições estas aprendizagens te proporcionaram na construção de teu TCC?
Tuas postagens Stela, são sempre muito boas,reflexivas, mas penso que podes te direcionar a uma ou no máximo duas interdisciplinas e buscar estabelecer relações com teu estágio ou teu TCC, buscando articular conceitos baeados em referencial teórico pertinente ao que vens produzindo ou que em que as atividades desenvolvidas na interdisciplina foram fundamentadas.
Abração,
Seguimos dialogando....