sábado, 23 de outubro de 2010

Projetos de Aprendizagem Eixo 5

O Seminário integrador 5 e a Psicologia da Vida Adulta nos proporcionaram a construção dos PAS.
No seminário damos início ao projeto “Histórias de Arroio do Sal, Terra de Areia e Três Cachoeiras que as fotografias nos mostram”, nosso trabalho inicial havia sido com a palavra –não-, depois trocamos pela dificuldade da coleta dessas fotografias.
Ali realizei algumas postagens a cerca do andamento do trabalho. A coleta das fotografias, o tempo ali demarcado, a passagem desse tempo e as modificações que se fizeram ao longo do tempo: a moda, a propaganda, o ponto de encontro, as relações que se faziam na época da fotografia...

Enfim, essas postagens foram bem interessantes. Ao final do semestre não conseguimos dar conta de concluir esse PA.

Esse não concluir o projeto me deixou muito frustrada e angustiada.
Então registrei minha insatisfação com o trabalho do grupo, pois não conseguimos uma unidade de trabalho, ficando somente a cargo de alguns a tarefa de realizá-lo, tanto na pesquisa quanto na postagem. Não consegui nem lembrar o endereço do wiki onde descrevemos o pA.


Já o trabalho proposto do PA da Psicologia da Vida Adulta foi bem diferente: delegamos tarefas entre nós, e formamos um pequeno grupo, somente das colegas do Arroio do Sal. Conseguimos dar conta de construir a pesquisa e a escrita ficou por conta da colega e amiga Mara Braum. Não pudemos apresentar nosso trabalho ao grande grupo, pois o tempo se extingui rapidamente, mas assistir ao Pa das colegas foi bem interessante, os assuntos pesquisados foram bem apresentados e todos puderam imprimir ali sua autoria.

Penso que fiquei um tanto desmotivada com a construção dos PAS, mas pude trazer evidências do meu trabalho desenvolvido em sala de aula sobre a construção dos PAs com os alunos, onde registrei o endereço do blog onde o trabalho de pesquisa com os alunos foi postado, da escola Dietschi.

Esse mesmo trabalho foi uma proposta do meu PIE (Plano Individual de Estudos) e que pude também dar conta dessa atividade com o registro da conclusão dessa atividade.

Foi um bom semestre, em especial na metodologia dos projetos de aprendizagem, onde trabalhamos com o tema que nos propomos, mudamos nosso objetivo ao longo do semestre e não concluímos o projeto.

Enfim, aprendemos que nem tudo é conclusivo, muitas questões ficam em aberto, mas o mais importante que aprendi aqui, nesse trabalho foi que a pesquisa é importante e deve ser dado aos alunos a oportunidade de eles próprios buscarem as fontes, o conteúdo a ser pesquisado. E mais, a importância da autoria de cada um, onde se busque a pesquisa, em vários espaços, e que se imprima a visão, a fala, as conclusões/inconclusões do aluno.

Primordial que o aluno se dê por conta e entenda que nada, nenhum assunto é dado acabado e não se acaba ali, que tudo pode ser revisto, refeito e acrescentar sempre, pois o PA deixa essa abertura ao novo que possa se agregar, a novas perguntas que advenham, a novos rumos, ideias, pensares e olhares...
Stela
23.10. às 10.30

Um comentário:

Fabiana disse...

OLá Stela,
esta postagem contempla experiências vividas por ti e teu grupo na construção dos PAS.
Penso que algumas experiências podem ter sido frustrantes mas te proporcionaram a possibilidade de viver a construção de um PA, pois ´só a partir do momento que vivemos a experiência podemos saber o que esperar de nossos alunos no momento em que tiverem contato com esta nova metodologia.
Te pergunto e podes responder aqui mesmo em nossos comentários: "Desenvolveste PAs com teus alunos no estágio? Como foi viver esta experiência com eles?
Sabemos que é uma metodologia diferenciada, partimos do interesse e da curiosidade deles, mas precisamos mediar e conduzir esta aprendizagem para que ela relamente se efetive....
Abraços e seguimos dialogando....