sábado, 23 de outubro de 2010

Psicologia da Vida Adulta Eixo 5

Na interdisciplina de Psicologia da Vida Adulta tivemos textos importantes sobre as etapas pelas quais os indivíduos passam durante a sua vida, em especial no desenvolvimento infantil, e posteriores passagens de idade, pois ali começa a formar-se o adulto.

Nos vários textos apresentados tivemos “Introdução á Psicologia da Vida Adulta, das Dras Tâniz Beatriz Inasko Marques, Luciane Corte Real e professora Jaqueline Piccetti; “Desenvolvimento segundo Erikson e As Oito Idades do Homem segundo Erikson”, de David Elkind que me oportunizaram um melhor entendimento da necessidade que o indivíduo tem de viver bem etapas para construir-se enquanto ser humano. Pois o indivíduo precisa fazer a passagem por essas etapas, que acarretam perdas e ganhos, ultrapassando essas vivências e poder tornar-se um adulto bem resolvido, que possa interagir em sociedade com os outros indivíduos com os quais vai conviver.

Então necessitamos viver e conviver com tantos outros indivíduos, e todos passsamos por as etapas de crescimento individual. A cada etapa vivida adquirimos aprendizados na interação com outras pessoas e situações as quais passamos. Toda essa interação, essa troca entre e com os outros nos acrescenta aprendizagens em todos as fases da nossa vida. Cada um tem seu tempo próprio, embora as fases sejam determinadas para todos, mas não num tempo fechado, estático.

Então, entendi que todos vivem por etapas, começando desde o nascimento, e o desenvolvimento já começa antes de nascer, na gestação, depois passa pelo desenvolvimento infantil e vamos vencendo etapas. Ano após ano, caminhada após caminhada, etapa por etapa.

Essa Interdisciplina foi muito proveitosa, pois mostrou as etapas do crescimento individual, na interação social e nas suas internalizações, nas suas vivências e convivências, no seu aprendizado individual, mas em conjunto com o outro.

Pois bem, esse adulto, bem ou mal resolvido em suas etapas individuais e coletivas já foi criança, e já passou pela escola, de ensino infantil e fundamental, alvos da nossa profissão. Entendi muito bem a responsabilidade que tenho enquanto professora para ajudar meu aluno nessa travessia, tanto individual, do seu aprendizado e crescimento, quanto no coletivo, de todos, da turma.

Também pude perceber o quanto isso tudo tem a ver com meu TCC, pois na organização da história de cada aluno, no resgate dessa história de todos eles, pudemos identificar nossa turma. Nem sempre coesos, nem sempre unidos, mas sempre juntos, no dia-a-dia da sala, acrescentando o seu viver e o seu fazer, enquanto indivíduo que vem só, mas se agrega aos outros da turma, também com todas as suas vivências, para aqui fazer ou refazer a sua construção pessoal no coletivo.

Stela 23.10.2010 às 15.28

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Stela,
destacas nesta postagem as contribuições que a Interdisciplina de Psicologia da Vida Adulta te proporcionou através de textos lidos, em relação as etapas de desenvolvimento.
Tua reflexão situa o leitor e contextualiza o que encontraste no referencial teórico citado com a tua prática de sala de aula.
Estas construções que fizeste a partir do estudo realizado te possibilitou compreender um pouco mais a realidade de sala de aula e
também te trouxe subsídios para teu TCC.
Muito bom compartilhar contigo essas aprendizagens....
Abarços e seguimos dialogando