sábado, 9 de outubro de 2010

Eixo 3

A Interdisciplina de Ludicidade propôs nossas tarefas através dos fóruns. Ali encontrei alguns registros meus bem importantes, e fiz um texto a partir daquilo que ali escrevi, para essa postagem. Sei que não é necessário que se faça postagem para as interdisicplinas separadamente, mas algumas são bem importantes de serem revisitadas e servem para refletir e evidenciar meu trabalho.

Fizemos muitas descobertas ao longo desse terceiro eixo, em especial nessa interdisicplinas, pois aqui nos foi oportunizado material teórico e solicitada nossa prática, nossa reflexão a cerca do brincar e do brinquedo. E isso permitiu que trouxéssemos nossa prática para o espaço do fórum, onde discutimos e apresentamos juntamente com os demais colegas sobre nosso trabalho diário.

Salientei que trabalho com a educação infantil e os primeiros anos do ensino fundamental, que não só exige atividades lúdicas, como muito se faz brincando. Aliás, na educação infantil nosso maior foco são brincadeiras e brinquedos, pois é o momento próprio, o espaço permite e o currículo comporta, além dos pais e da gestão administrativa compactuarem com essa prática.

Também realizei um registro, a cerca das séries finais do ensino fundamental e quero deixar aqui:
“Estive pensando, em meio a tantos sonhos, uma coisa muita séria que acontece quando os nossos alunos saem do currículo por atividades (4ª série/5º ano) e adentram o ensino por áreas (5ª série), muitos deles passam a sentir-se como o príncipe sem sonhos... Quantas dificuldades eles encontram nessa passagem que acabam perdendo a capacidade de sonhar, e aí, não conseguem mais ver estrelas, mesmo com céu aberto, limpo e claro! Então, teremos que nos tornar avós, para então mostrar-lhes que as estrelas estão sempre lá. (Essa fala se refere ao texto Sonhos, apresentado como proposta para as atividades refletidas no fórum).

Outro recorte que trouxe do mesmo fórum:

Estava lendo os sonhos dos colegas e lembrando dos meus tantos sonhos já realizados e tantos ainda que quero sonhar! Temos um sonho juntas, Mara Braum e eu: sonhamos com a \"escola da Ponte\" aqui na Diestchi. Vimos sonhando com essa escola aberta aos nossos alunos desde o semestre passado, quando tivemos o prazer de conhecê-la. E já estamos dando uma forcinha pra esse sonho acontecer: juntamos nossas turmas e realizamos muitos trabalhos juntos, pesquisas, artes, teatro, música, rimas, textos, alegria, prazer, respeito, diversidade cultural,... Juntamos também alguns pais que nos auxiliam sempre que os solicitamos. É um bom começo."

Para encerrar essa postagem acerca da Ludicidade e da sua importância em minha prática diária, acrescento essa fala trazida do mesmo fórum:

“Mas, não podemos deixar de sonhar, sempre mais. Meus sonhos são muito comuns, diria eu. Sonho com uma escola onde todos se sintam felizes. Um lugar onde pessoas se encontrem, cotidianamente, para partilharem alegrias, diversão, conhecimento, sabedoria,... Um lugar aonde se chegue sorrindo e se saia sorrindo. Brincar muito é algo que procuro ensinar aos meus alunos, sempre, pois da brincadeira se leva o mais gostoso pra vida lá fora, e aqui dentro também.” (Stela Maris da Rosa Dias, (2007), registrada no Fórum Sonhos da interdisciplina de Ludicidade, do eixo 3.)

Aproveito o espaço e quero deixar o registro da importância que o espaço do Fórum no ambiente ROODA foi para mim, pois nesse espaço encontrei pessoas que ali passavam para deixar sua reflexão e que dialogávamos juntas. Embora alguns colegas não chegassem até ali, outros tantos "conversavam" entre si, sempre partilhando experi~encia, vivências e também contribuindo para a construção de nossa aprendizagem conjunta, virtualmente.

Stela em 09.10

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Stela,
que bom compartilhar contigo essa reflexão que trouxeste em relação a escola a partir da Interdisciplina Ludicidade, sobre o brinquedo e o brincar.

Relatas duas situações bem presentes em nossas escolas quanto ao lúdico na educação infantil, séries iniciais e finais. São situações bem distintas, mas que marcam a vida de nossos alunos, pois incompreensivelmente eles vêem o processo ensino-aprendizagem sendo desenvolvido de forma diferente do que viveram nos primeiros anos na escola.

Mas Stela, Mara e muitas outras professoras ainda acreditam que esta realidade pode ser modificada.

Stela, será que viveremos para ver se materializar esta escola sonhada por ti, pela Mara e muitos outros educadores?

Abraços sonhadores...
Continuamos dialogando....