Trouxe essa postagem feita no eixo 5 por ser um assunto importante e que não havia sido registrado nesse espaço:
A DEMOCRACIA É UM PROCESSO EM PERMANENTE CONSTRUÇÃO E APRENDIZAGEM,
EXIGINDO UMA VIGILÂNCIA CONSTANTE.
A CONCEPÇÃO DE ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO RELATIVAMENTE AUTÔNOMA E RESPONSÁVEL PELA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO EDUCATIVO VEIO A ACONTECER SOMENTE A PARTIR DA CONSITUIÇÃO FEDERAL DE 1988.
O REGIMENTO ESCOLAR CUMPRE O PAPEL DE TRANSPARÊNCIA
DA ESCOLA E É EMANADO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO.
O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DO PPP E DO REGIMENTO ESCOLAR
DEVE SER UM MOVIMENTO DE PARTICIPAÇÃO AMPLA
DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR PARA PENSAR
PRINCÍPIOS E DIRETRIZES DA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA
O REGIMENTO ESCOLAR
1. É A TRADUÇÃO DESSE PROJETO EM NORMAS LEVANDO EM CONTA AS ESPECIFICIDADES DE CADA ESCOLA.
2. É A REGULAMENTAÇÃO EM NORMAS ESPECÍFICAS DOS CAMINHOS A SEREM SEGUIDOS.
3. É O MODO COMO A ESCOLA SE ORGANIZARÁ PARA PÔR EM PRÁTICA ESSAS OPÇÕES TEÓRICAS.
4. O REGIMENTO ESCOLAR, QUE DO PPP SE ORIGINA, TAMBÉM SERÁ ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA.
5. É A OPERACIONALIZAÇÃO DAQUILO QUE ACREDITAMOS QUE PODEMOS CONSTRUIR.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
1. É O INSTRUMENTO QUE REFFLETE O DESEJO TEÓRICO,
ORIENTADOR DAS PRÁTICAS ESCOLARES.
2. É A CONSTRUÇÃO COLETIVA PARA CONCRETIZAÇÃO DA AUTONOMIA DA ESCOLA E DOS PROFESSORES EXPRESSANDO SUAS
CONVICÇÕES PEDAGÓGICAS.
O PPP DEFINE O REFERENCIAL DA ESCOLA DESEJADA:
1. O PAPEL DOS DIFERENTES SEGMENTOS
2.CONHECIMENTO
3. CURRÍCULO
4. AVALIAÇÃO
5. OUTROS ASPECTOS IMPORTANTES
A FORMULAÇÃO DO PPP REPRESENTA:
1. UM ESPAÇO PARA A CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DEMOCRÁTICA
2. É O REFLEXO DA ESCOLA DESEJADA
Stela em 23.10.2010 às 12.01
Um comentário:
Olá Stela,
é importante que tenhas em teu portfólio regsitro de tuas aprendizagens, mas cabe lembrar que as postagens precisam expressar uma reflexão em relação a alguma atividade desenvolvida no semestre solicitado que contemple uma contribuição com teu estágio ou TCC.
Abração,
Continuamos dialogando....
Postar um comentário