domingo, 24 de outubro de 2010

EIXO 6

PSICOLOGIA II

O sexto eixo do curso vem com as interdisciplinas Psicologia do Desenvolvimento II, onde estudamos e nos aprofundamos na teoria da Epistemologia Genética, de Piaget, onde estudamos alguns textos de Fernando Becker, disponibilizado no ambiente Rooda.

Penso que nesse eixo meu entendimento foi maior, pois até então as leituras e as atividades eram menos práticas, e mais de estudo e assimilação pessoal.

A obra de Jean Piaget não oferece aos educadores uma didática específica sobre como desenvolver a inteligência do aluno ou da criança, apenas nos mostra que cada fase de desenvolvimento apresenta características e possibilidades de crescimento da maturação ou de aquisições. O conhecimento destas possibilidades faz com que os professores possam oferecer estímulos adequados a um maior desenvolvimento do indivíduo, conforme nos aponta José Luiz de Paiva Bello no texto A teoria básica de Jean Piaget (1995).

Aqui nesse eixo tivemos a oportunidade de realizar uma entrevista individual com alunos em um dos estádios do desenvolvimento, descritos por Piaget, utilizando material concreto e pudemos descobrir, através dessa testagem, em que estádio do desenvolvimento cognitivo o aluno se encontra.

A compreensão do processo como se dá o desenvolvimento da inteligência, por definição de períodos em que, cada indivíduo adquire novos conhecimentos ou estratégias de compreensão e interpretação da realidade é fundamental para que nós, professores, possamos também compreender com quem estamos trabalhando. Segundo Lima (1980, p. 131): “aceitar o ponto de vista de Piaget, provocará turbulenta revolução no processo escolar (o professor transforma-se numa espécie de ‘técnico do time de futebol’, perdendo seu ar de ator no palco)”.

Essa interdisciplina foi mais um acréscimo, pois ao longo do curso fomos nos inteirando de vários modos e autores que nos levaram a entender como se dá o nosso fazer escolar, e aqui, nas Psicologias pudemos entender como se processa, normalmente, o aprender de cada indivíduo, e que esse aprender se dá em etapas, onde vão-se acomodando as informações vividas, vivenciadas pelo aluno.


Mais uma importante contribuição para nossa profissão, além do fato de que eu mesma tive que ir em busca de mais textos e outros autores para dar conta de um melhor entendimento do assunto. Assim pude crescer mais um pouco nesse sentido: devemos ir em busca de conhecimento sempre, pois nada é dado pronto ou acabado, tudo se renova, teorias são revistas, reestudadas; tudo posso ser refeito através de novos estudos, de novas ideias que se vão comprovando através desses estudos. E nós temos também essa possibilidade de buscar mais conhecimento em favor de melhorar nossa prática profissional, para favorecer a aprendizagem também de nossos alunos, através de novos fazeres.



Bibliografia:
BELLO, José Luiz de Paiva. A teoria Básica de Jean Piaget. Disponível em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/per09.htm. Acesso em: 27 abril. 2009
http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/d00005.htm
MARQUES, Tânia Beatriz I. Epistemologia Genética e Construção do Conhecimento. Disponível em: http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo6/psicologiaii/epistemologia_genetica_e_construcao_do_conhecimento.pdf. Acesso em: abril.2009


STELA EM 24.10.2010 ÁS 15.15

4 comentários:

Fabiana disse...

OLá Stela,
vou colocar um comentário único para todas as postagens que realizaste sobre o Eixo VI, na última postagem realizada.
Abração
Fabiana Leffa

Nadie Christina disse...

Oi querida,

vou aproveitar que a Fabiana comentou na última postagem (e inclusive já li o comentário) e deixar a minha contribuição aqui...
Reforço o que a Fabiana disse sobre as tuas postagens serem sempre muito boas e, esta em especial, articula bem com alguns textos sugeridos pela interdisciplina de Psicologia II. Todavia tu não deixas claro como estas aprendizagens se conectam com o teu TCC e nem que atividades foram desenvolvidas no teu estágio partindo destas descobertas. Por exemplo, ao trazer a citação de Lima (1980,p.131) poderias ter conectado com a tua prática, escrevendo um pouco sobre a mudança de papel do "ator no palco" para o "técnico do time de futebol". Tu vivenciou isso? Essa perspectiva em alguma medida se articula com o que estás produzindo no TCC?
Deixarei esses questionamentos para pensares e seguimos conversando.
Um grande beijo,
Profa. Nádie

Stela disse...

Obrigada Fabi e profe Nádie pela visita e pelos comentários nas postagens. Assim que eu tiver tempo respondo ao questionamento que me fazem. Com certeza todas esses estudos que tenho trazido aqui nas minhs reflexões fizeram e fazem parte da minha prática em sala de aula. Tantas mudanças ocorreram em meu fazer pedagógico, na sala de aula, na postura de profissional que aprende/ensina junto com os alunos durante e posteriormente as aprendizagens que se foram agregando ao longo do curso. Meu TCC traz muito dessas aprendizagens em minha fala/escrita ali descrita. Aprende-se por toda a vida, e as aprendizagens somam, agregam conhecimentos que se vão fazendo e refazendo conforme o ângulo pelo qual estamos vivendo, conforme a ótica que usamos...

Nadie Christina disse...

Oi Stela,

que bom receber o teu retorno aos nossos comentários. Tua postagem deixava as conexões implícitas, porém pelo que agora acrescentas elas são mais evidências e se materializam inclusive nas tuas falas/escritos no TCC. Penso que será muito interessante se tu puder compartilhar conosco um pouco das mudanças decorrentes destas aprendizagens.
Um grande beijo e seguimos...
Profa. Nádie