sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Eixo 6

Ainda revendo o eixo seis, não pude deixar esse registro de fora, que trago da Interdisciplina Educação de alunos com Necessidades Especiais:


Educação Especial

A Educação Especial está nos proporcionando excelente encontro de trocas através dos Fóruns que nos tem oferecido. Ali nesse espaço temos momentos de estudos, na obrigatoriedade das leituras exigidas (e que nem sempre consigo dar conta!) e também nos oportuniza encontros maravilhosos com os colegas e professores.
Quero ressaltar que esses "encontros com os outros colegas" são os melhores momentos, pois conseguimos fazer uma rede de estudos interligada com nossas práticas, engendrando nossas reflexões. Permitindo então melhoria dos nossos conhecimentos através dessa interação de todos os pensares e fazeres que ali sobressaem.
Desejo que todas nós possamos realmente tirar muito proveito de tudo o que nos está sendo oferecido.
Tivemos a oportunidade de ler o texto de Rita Bersch, onde ela conceitua TA "expressão utilizada para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuam para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiências, promovendo vida independente e inclusão...é buscar, com criatividade, um alternativa para se realizar o que deseja ou precisa, é encontrar uma estratégia de fazer do "seu jeito", valorizando esse jeito, aumentando capacidades, criando alternativas e envolvendo o aluno, desafiando-os a experimentar e permitir uma construção individual ou coletiva de novos conhecimentos".

Penso que isso se aplica também a nós, alunos peadianos, em diferentes escolas, com diferentes pensamentos e fazeres, com diferentes olhares e que somos levados a pensar juntos em nossas individualidades, em práticas isoladas umas das outras pela distância, pelas vivências, pelo planejamento, pelo físico, pela diversidade, pelas especificidades.
Que bom entender isso aqui, dentro dessa interdisciplina que está nos permitindo pensar a inclusão de especiais, mas que também nos brinda com essa permissão especial de pensarmos em nós também como inclusos de uma maneira diferente de aprender.

Acrescento aqui que essa mesma fala também remete ao meu TCC, pois em minha prática profissional procurei desenvolver atividades que possibilitassem aos meus alunos eles próprios buscassem suas aprendizagens. Tenho certeza que proporcionei aos meus pequenos no período do estágio, e também fora dele, toda essa busca de criatividade e envolvimento.
As atividades específicas que evidenciam essa minha prática estão registradas em nossos endereços virtuais, onde descrevo o que realizamos em nossas aulas: atividades realizadas dentro dos projetos de trabalho que desenvolvemos ao longo do ano, e que estão registradas em meu plano de trabalho do estágio, e nas atividades diárias ali registradas, no meu wiki do estágio.

Nenhum comentário: