quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Reflexões Eixo 3

Foto: Arroio da Bom Jesus-Arroio do Sal (Stela Dias-2009)


Eixo 3 no portfólio

O Eixo três, dedicado às artes, a literatura e a ludicidade somou muito em minha carreira profissional, pois me apresentou a teoria que faltava para embasar e legitimar meu trabalho, já há muito tempo dedicado a essas disicplinas, na escola.

Esse eixo me proporcionou trazer muito daquilo que faço em sala de aula, e me oportunizou falar disso tudo, me emprestando mais alegria naquele final de ano de 2007. (Pois o trabalho de 40 hs que realizo em sala de aula, mais minha filha Marina, pequena, e minha vida para dar conta estavam me exigindo muitas cobranças, de todos os lados).
Mas essas artes, a plástica, a música, o teatro, a literatura, a ludicidade e o seminário integrador, através das exigências de trabalho, me permitiram comprovar, através de tantas evidências, o meu trabalho em sala de aula e o quanto aproveitei desse estudo para benefício dos meus pequenos.
Trago aqui o link desse semestre, clique e confira.

O Eixo 3 proporcionou muita diversão, muito ritmo e muito trabalho na escola: nossos alunos do turno da tarde, na Dietschi, realizaram várias atividades interdisicplinares, onde Mara Braum e eu realizávamos muitas atividades em conjunto, juntado as turmas e fazendo “nossa escola da Ponte”: teatro, música, dança, cenários, folclore, etnias, alegria, vibração, encenação, decoração, comemorações... Fizemos muita coisa bacana nesse semestre.
Para finalizar o ano letivo na Diestchi, terminamos com uma “Noite Natalina”, onde os alunos apresentaram músicas e danças coreografadas por eles próprios, produziram vinhetas, teatro de apresentação das atividades desenvolvidas durante o ano e decoramos o local (um restaurante local) com as artes realizadas pelos alunos. Ao final da “Noite”, o proprietário solicitou que deixássemos a decoração ali, para embelezar seu comércio.


Promovi também, uma pequena mostra de arte na Cidade, intitulada “A ARTE INVADE A CIDADE”, onde expus os trabalhos dos alunos no comércio local de Arroio do Sal, nas Festas de fim-de-ano. Essa mostra aqui não registrei.

Registrei nossa Mostra de Arte na Dietschi no meu wiki, nesse endereço:

Nas várias postagens em meu portfólio, registrei muitas reflexões acerca desse eixo, usei muita cor, fontes diversas, e abusei das imagens, além de trazer uma fala muito leve, mas carregada de aprendizado, onde os argumentos estavam evidenciados em meus escritos sobre o trabalho desenvolvido.

Fiquei encantada com esse eixo, me aprofundei nas artes, aprendi muito sobre o que fazer para trazer o mundo da pintura, da arte plástica aos meus alunos, mas sempre contextualizando a produção do meu aluno com a realidade que temos, aliando artistas mundialmente conhecidos com as nossas artes locais, pessoais, imprimindo com isso a nossa autoria.

Como evidência comprobatória do quanto me envolvi com esse eixo, trago como fruto de trabalho um projeto que desenvolvo com meus alunos já há dois anos, intitulado “Artistas Locais”, onde os alunos e as famílias se integram e realizamos vários trabalhos de artes plásticas ao longo do ano. Já realizei duas mostras dessa arte, uma em março/2010, na escola Infantil Bem-Me-Quer, e outra em maio na escola Dietschi. Temos outra já em andamento para o mês de novembro, em outra escola Municipal, aqui de Arroio do Sal.
Os registros se encontram aqui e aqui.
Também está em fase acordo, já aceito, para apresentação da Mostra de Arte Local em Osório, no Fórum Internacional de Educação, de 2011.

Essas e outras tantas atividades que venho realizando ao longo desse tempo foram proporcionadas pelo eixo 3.

Stela Maris da Rosa Dias
Em 06.10.2010 às 21.50

Nenhum comentário: