quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Eixo 4

Visitando minhas postagens no portfólio desse IV eixo, não encontrei muitas reflexões da interdisciplinas, apenas algumas do seminário integrador 4. Das interdisicplinas pouco encontrei, e nada que me trouxesse alguma reflexão maior para trazer aqui.

O que encontrei do seminário integrador foi bem importante rever, pois trouxe a atividade realizada em sala de aula, com os alunos, onde registrei como evidência da tarefa proposta a criação de um "Livro das Curiosidades", onde ali deixei regsitrada a importãncia da tarefa do professor perguntar mais ao aluno, até escrevi essa fala:

"Necessário se faz que tenhamos uma fazer pedagógico novo para esse assunto: " a escola pressupõe o lugar do conhecimento, da produção da cultura, da desmitificação do certo/errado, da verdade/inverdade, da comprovação e da aceitação." Na sociedade contemporânea se faz necessário ampliar as possibilidades de representações, sem dominação do branco sobre o negro, do pobre sobre sobre o rico, do homem sobre a mulher. Desmitifiquemos o senso comum e passemos a ter uma escola de produção de verdade e comprovações, dúvidas e questionamentos, de construção de conhecimentos, de pesquisa e buscas constantes!"

Isso me fez relembrar as atividades que realizamos em meu estágio curricular, onde trabalhei com as histórias de todos os alunos, cada um com suas individualidades, e que agregamos em coletivo na turma, onde todos compõem a coletividade da turma, trazendo suas verdades e ampliando-as, unindo-as com os outros indivíduos que ali estão.

... "quando um professor pretende saber tudo, as crianças ficam com a impressão de que o conhecimento consiste em somente emitir resposta memorizada, em vez de algo a ser buscado e criado". Aqui me lembrei de quantas vezes caímos nesse erro. Nós mesmo precisamos admitir que não acertamos sempre... Mas, o mais importante de tudo isso que me ficou, foi a certeza de que todos nós podemos modificar nossa a prática pedagógica, melhorando-a diariamente. Podemos começar a praticar mais "perguntas" ao invés de dar tantas respostas aos nossos alunos."

Palavras interessantes essas que escrevi, lá no início de 2008, e que me acompanham durante esses anos todos de trabalho na escola, mas que por vezes, nos esquecemos, e acabamos por simplesmente reproduzir uma educação de faz-de-conta que ensino enquanto a maioria dos alunos fazem de conta que aprendem!

O importante de tudo é a lição que fica e que podemos sim fazer diferente o nosso dia-a-dia na escola, possibilitanbdo nosso aluno de trazer suas histórias para dentro da sala de aula e partindo dela, engendramos todo o conhecimento que o aluno traz e que agregamos ao saberde todos.

Stela 14.10.2010.

Um comentário:

Fabiana disse...

Stela,
disseste que não tinhas muito para trazer sobre este eixo, penso que fosse modesta.
Tua postagem é muito reflexiva em relação a tarefa do professor e da escola enquanto de construção de saberes e não encontrar saberes prontos.
O nosso curso nos conduz a refletirmos mesmo sobre estas questões, através das reflexões que realizamos sobre nossas próprias aprendizagens, através da metodologia de PAs. Estes mecanismos utilizados convergem para a tua fala, tão bem escrita...
Não temos que ser nem ter todas as respostas, precisamos levar nossos alunos a pensarem e encontrarem respostas...
Abração, querida...
Seguimos!