sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Eixo 4 Estudos Sociais

Estou trazendo meus escritos realizados nessa interdisicplina do eixo 4 visto que tem tudo a ver com meu TCC: É possível ensinar história na Educação Infantil?

Recortei essa fala que escrevi numa proposta de atividade da Interdisciplina Representação do Mundo pelos Estudos Sociais, do eixo 4, e que fala da minha prática sobre o desenvolvimento desses conteúdos em sala de aula, e tratam do tema específico que trouxe para meu TCC: O ensino de história na educação infantil:

A leitura do texto “Do acaso à intenção em Estudos Sociais” de Maria Aparecida Bergamaschi, trouxe muitas informações sobre a história da apresentação dos conteúdos de Estudos Sociais nas nossas escolas em tempos passados, mostrando-nos um tempo bem concreto, onde eu mesma vivi essa prática como aluna nos anos 70/80, onde era-nos mostrado um Brasil de “heróis”, que lutaram guerras “inexistentes-distantes-forjadas... reais ou imaginárias?!”. Bem longe da nossa realidade de pescadores, pioneiros batalhadores na construção de uma nova “metrópole litorânea”, hoje nosso querido município de Arroio do Sal, abrindo estrada na mata, em direção ao mar, viajando em carretas puxadas por bois, fazendo charque do pescado e lutando pela sobrevivência em condições nem sempre favoráveis: chuvas, ventos constantes e muitos quilômetros distantes da praia. Caminhando sob sol forte, descansando à beira do arroio, sob frondosas árvores, iscando “espinhel”, malhando redes, fazendo balaios com palhas e cipós...


... minha prática pedagógica na aplicação dos conteúdos de Estudos Sociais refere-se basicamente a construção da história de cada aluno, inseridos numa mesma comunidade, vivendo em grupos diferentes, mas que se encontram periodicamente em grupos comuns. Trabalho com alunos pequenos, de 4 anos na educação infantil e de 6 a 8 anos nos anos iniciais do ensino fundamental, e procuro sempre “integrar as vivências de cada aluno, suas individualidades, suas significações, o seu passado (o nascimento) a construção do seu presente (referindo o seu crescimento, as mudanças que vão ocorrendo, no tamanho, desde dependência para alimentar-se, vestir-se, ser levado para algum lugar, até o hoje), comparando com a vivência do outro, com as características do outro, com as diferenças de pensar e de viver e de fazeres. Incluindo aí a família (pessoas com quem moro, quem vive na minha casa), onde moro, quais benefícios tem na minha rua (luz elétrica, calçamento, água tratada, , comissão de bairro, quem luta por melhorias,...) raça, crenças, gostos e preferências. Uso também a origem da família, de onde vieram? Porque saíram de lá? O que os trouxe até aqui? Visto que somos uma praia litorânea e que demanda muito emprego no verão, temos muitas famílias que migram para cá em meados de novembro, mas que temos um inverno de baixíssima temporada, sem emprego, sem muita opção de sobrevivência financeira e isso faz com que muitos voltem pra cidade de onde vieram e retornem na alta temporada, gerando um ir e vir constante, sem fixar raízes, sem aprofundar amizades, sem muito apego. Como diz a Madalena Freire “o planejamento tem que ser aberto e carregado de possibilidades de ensino para a cidadania crítica, onde os alunos possam participar da aprendizagem e do processo histórico que estão vivendo, inseridos naquele espaço e naquele tempo”. Como meus alunos são pequenos, utilizo muito a “roda de conversa” para tratarmos todos esses assuntos, então fazemos registros, geralmente em desenhos dirigidos, mas feitos livremente pelos alunos, e registrados em livrinhos individuais. Penso que com esse trabalho simples que faço consigo que meu aluno pense um pouquinho de si, mas também conhece um pouquinho do outro e de como vivem, onde vivem, porque vivem nesse momento aqui e em outro momento noutro lugar...
Stela em 15 de outubro de 2010.

Um comentário:

Fabiana disse...

Stela,
Esta interdisciplina está diretamente ligada a construção de teu TCC.
Descreves nesta postagem muitas atividades que realizas com teus alunos que comprovam que é possível ensinar história na educação infantil.
Teus relatos são ricos em detalhes e contextualizam o leitor em tuas vivências/experiências de sala de aula.
Já tens muitos dados que podem ser inseridos e analisados para teu TCC...
Continuamos dialogando....