sábado, 23 de outubro de 2010

Democracia e Escola Eixo 5

“A ESCOLA SÓ SERÁ MUDADA COM UM TRABALHO PACIENTE,
DIFÍCIL E HONESTO. PARA CONSTRUIR UMA ESCOLA DEMOCRÁTICA,
PARA UM MUNDO MAIS JUSTO E MAIS SOLIDÁRIO,
É PRECISO “ENFRENTAMENTOS”. (Bernard Charlot)

A interdisciplina da Gestão escolar nos abriu um debate interessante sobre as políticas educacionais em todo o mundo, sendo que no Brasil o debate se inicia na década de 70, com a luta dos trabalhadores exigindo o direito de seus filhos cursaram a escola pública. Aqui o debate começa e parece-me que ainda continua, pois poucos da classe trabalhadora conseguem ainda hoje entrar na universidade pública, (ou mesmo particular), ficando essa sempre para os mais abastados, por conta de uma série de atitudes que ainda não são permitidas aos alunos da classe trabalhadora, como tempo de estudo, condições de fazer cursos pré-vestibulares, etc. Mas já temos alguns avanços com os programas atuais, especialmente o ProUni.

A gestão democrática da organização escolar é iniciada na década de 80, com o objetivo compartilhar as decisões da escola com todos os segmentos envolvidos.
A gestão democrática é um processo em construção que envolve a operacionalização de medidas e um conjunto de instrumentos, de configuração local: conselhos representativos, fóruns, plenárias e congressos que pouco trazem de participação real, e muito menos de construção da democracia.

Ainda hoje as decisões são tomadas pelos gestores, e raramente todos os representantes são chamados e quando o são, é somente para ouvir as explicações que os detentores do poder de mando trazem, sem acatarem ou até mesmo pedirem nossas sugestões.

Penso que gestão escolar vai muito além dos discursos vazios e mentirosos de nossos administradores, que se quer nos permitem discordar ou sugerir alguma coisa melhor do que estão nos propondo.

Quero deixar aqui registrada a situação que eu própria vivi nesse ano de finalização da faculdade, onde deveria prestar meu estágio curricular obrigatório para ter direito ao diploma e certificação: na escola estadual onde trabalho, já no ano passado informei que gostaria de prestar esse estágio ali, na minha turma. A diretora informou-se com a CRE e me retornou dizendo que não seria possível isso, pois não poderia haver mudança de nível em minha ficha funcional se isso acontecesse em meu horário de trabalho, então não poderia fazer ali!

Então, fui realizar meu estágio na escola Municipal, onde trabalho com a educação infantil. Ali logo que iniciamos o estágio, houve algumas mudanças administrativas que obrigaram a enturmação das turmas do nível de pré-escolar do turno da manhã, uma que eu trabalhava,e a outra da outra professora. Não foi pedida nossa sugestão ou ideia de como poderíamos solucionar a situação, pois tínhamos a solução. Eu e a colega ficamos extremamente indignadas com a arbitrariedade imposta, pois podíamos resolver junto com a administração o tumulto que houve. Minha colega ficou chateada por perder a turma e eu também. Minha turma ficou enturmada com alguns alunos meus e outros da outra turma. Constituiu-se nova turma dessa mistura e foi muito complicado dar conta de adaptarmos tudo de novo, no mês de maio!
Falamos com a supervisão Municipal e ficou tudo conforme a equipe gestora da escola resolveu, sobrando para os alunos, professores e os pais acatarem o mando!

Deixei tudo isso registrado em meu wiki de estágio e também elegi uma página de meu relatório final para essa colocação.

Gestão democrática da educação penso que deva ser outra utopia que nós professores, comprometidos com nossos alunos e com a oferta de uma educação democrática e real aos alunos seja mais um sonho a perseguir, para sempre!

Stela Dias em 23.10.201o
às 11.26

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Stela,
como colocaste a gestão democrática ainda está longe de ser efetivada.
"Penso que é muito difícil viver a democracia com pessoas que não democráticas."
Analiso esta reflexão que fizeste com esta frase que coloquei anteriormente, pois é fácil falar de democracia, mas é mais fácil decidir sem ouvir as pessoas envolvidas, pois muitas pessoas não estão preparadas ainda para serem democráticas.
Esta situação dificultou teu estágio? Sentisse que os teus alunos foram prejudicados? OU transcorreu tudo tranquilamente?
Abração...
Seguimos dialogando....