quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Eixo 7 Projetos

PROJETOS DE TRABALHO

Projetos de aprendizagem e de trabalho foi um tema bem debatido no eixo 7, pela interdisciplina Didática.
E foi um assunto que muito me prendeu, pois trabalho com projetos, sempre.
Nesses últimos anos tenho desenvolvido meu ano letivo somente através de projetos de trabalho.
Encontrei muitas postagens sobre o assunto e vi que trouxe várias evidências desse trabalho que desenvolvo com meus alunos.

Nesse ano de 2010, não foi diferente, tanto que como continuei com a turma do ano passado, também continuamos nossos projetos iniciados em 2009.
E tenho certeza que meus alunos ganharam muito com isso.

Nosso desafio como professor é muito maior para dar conta dessa metodologia de trabalho, pois requer muito mais mobilidade dentro e fora da sala e das paredes da escola; os alunos não são passivos nessa movimentação, pois realizando as atividades que eles mesmos propõem dentro dos temas que trabalhamos, realizamos movimentos na biblioteca pública, na rua, no entorno da escola, no quarteirão, na Cidade!

Nossos projetos desse ano terminam, pois estaremos encerrando esse ciclo de parceria: os alunos irão para a escola de ensino fundamental e eu pedi remoção da escola infantil, pois tenho planos para levar um projeto de inclusão digital para as escolas de ensino fundamental do Município.

Trazendo o tema projeto para meu TCC foi através dessa metodologia, incluindo meus alunos na busca de informação e conhecimento através das sugestões e indícios do que faremos, que dei conta de trabalhar o ano letivo com esses projetos.

E partindo da interdisciplinaridade entre eles: trabalhar a história individual do aluno, inserido na turma da escola, na localidade de moradia, dentro do mesmo Município, conhecer a situação de limpeza e urbanização do Arroio do Sal, sua origem e sua história, interligando-a à origem e significado do nome de cada aluno. Comparando os dados que temos e saindo à rua para verificar onde se deu a história, como foi possível a caminhada dos precursores na sua vinda à beira-mar, fundando aqui o balneário, como se fez a urbanização com a devastação da natureza existente, com a construção das casas e loteamentos onde antes era só natureza.
Conhecemos os sambaquis, os vestígios que nos comprovam a existência, a passagem dos indígenas em nosso Município.
Fomos visitar e conhecer nossa gente, nossos artistas locais moradores daqui e que tiram sua inspiração da nossa terra; cuidar do espaço que todos ocupamos juntos e viajar para conhecer o lugar onde o outro mora, saber o que tem de importante ali e que devemos todos cuidar para que permaneça, para que continue atraindo turistas, afinal, somos um Município turístico e sobrevivemos dessa movimentação do veranismo.

Inclusive nossa turma palestrou, através de uma roda de conversa, na Semana Municipal do Meio Ambiente, contando a uma plateia enorme, de alunos maiores, o que nos fazemos para cuidar do espaço que convivemos, através do projeto Cuidando do Espaço Coletivo que realizamos desde o ano passado!

Toda essa movimentação só foi possível com o trabalho dos projetos, e a disposição dos alunos, que se empenharam com muita animação nessa busca, por vezes tumulto mesmo, correria, mas sempre em favor de aprendizagem.

A escolha do tema para meu TCC só podia ser esse: é possível ensinar história na educação infantil?
Posso responder aqui: é possível sim, mas somente através dessa movimentação, dessa metodologia de busca conjunta entre aluno e professor, escola e família. Somente resgatando a identidade de todos e da cada um desses aluninhos em sua história individual é que podemos ensinar História na Educação Infantil.

Stela, em 10.11.10
às 16.21

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi querida,

como sempre é um prazer e um privilégio ler os teus registros e acompanhar essa bonita caminhada. O teu relato é rico em evidências das práticas e desdobramentos destas, bem como contagiante pelo teu entusiasmo diante da realização das mesmas.
Todavia senti falta nesta postagem, em particular, de uma fundamentação teórica mais evidente. A tua prática com projetos de trabalho está mais nas entrelinhas do que relacionada com os posicionamentos teóricos. Acho que seria muito esclarecedor para o leitor saber no que se diferenciam os projetos de trabalho dos de aprendizagem e quais os teus argumentos para optar por um e não pelo outro.
Deixo o convite para nos brindares com esta complementação dos teus posicionamentos e escolhas teórico-metodológicas.
Um carinhoso abraço e votos de um ótimo final de semana!
Profa. Nádie