segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Eixo 7

Eixo 7 portfólio

Revendo as postagens desse eixo que trata das interdisciplinas de Educação de Jovens e Adultos, Didática, Planejamento e Avaliação, Linguagem e Educação e Seminário Integrador já na primeira postagem da interdisciplina Didática, Planejamento e Avaliação, postagem encontrei a fala que trago de Paulo Freire (1996) na epígrafe do TCC:

“É próprio do pensar certo a disponibilidade ao risco, a aceitação do novo que não pode ser negado ou acolhido só porque é novo, assim como o critério de recusa ao velho não é apenas cronológico, o velho que preserva sua validade ou que encarna uma tradição ou marca uma presença no tempo continua novo”.

Essa fala veio numa análise que fiz sobre Comênio e o Livro didático:
“Pois conforme Comênio diz no Índice da Didática Magna a formação do homem se faz com muita facilidade na primeira idade e a escola infantil é um momento de primeiros anos escolares. No trabalho postei que havia um alfabeto em minha sala de aula, da turma do turno inverso, onde as palavras ali listadas eram totalmente fora do contexto local, aparantava ser um alfabeto de animais, mas poucos existentes aqui, na letra i a palavra era "índio", e nas letras k, y e w nomes próprios. Registrei então essa fala: "vejo que poderia ser mais “proveitoso alfabeticamente” se o contexto de vida, a realidade dos alunos fossem trazidos para a formação desse mesmo alfabeto, e que ele fosse colocado ao alcance da mão dos alunos. Apesar dessa fala referir-se á alfabetização, é exatamente assim que realizo meu trabalho em sala de aula. Trazer a realidade e as vivências cotidianas dos alunos foi o que me possibilitou um bom referencial de trabalho no estágio curricular e que me trouxe o tema para desenvolver: o Ensino de História na Educação Infantil, partindo das atividades de resgate da identidade dos alunos em suas histórias individuais, para a formação da coletividade da turma, inseridos no local em que moramos – o Município.

Stela em 08.11.10

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