sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Reflexão final dos Eixos 4,5,6

Esse eixo me possibilitou muitas aprendizagens referentes aos alunos, enquanto eu professora devo buscar teorias, estudos que permitam entender melhor como se dá o desenvolvimento das aprendizagens em meus alunos.
Os estudos de Piaget me permitiram entender algumas questões referentes ao aspecto cognitivo, pois isso pode me instrumentalizar para pensar atividades mais específicas e voltadas à etapa em que estão nesse momento escolar.
Tive muitas questões comportamentais e cognitivas de alunos com algumas dificuldades em sala de aula, em relacionamento coletivo e também nas atividades de raciocínio resolvidas ou não, mas entendidas por mim, que todos passam por essas etapas, e embora estejam na mesma faixa etária, essas não acontecem no mesmo tempo, determinadas para todos.

Pensei bastante nesses estudos da Psicologia quando precisei auxiliar um aluno que é extremamente agressivo, em todos os momentos, diriamente. Pois esse tem família constituída e vivem aparentemente bem, participantes ativos na escola, comparecendo sempre em reuniões, convites, integrando-se as atividades escolares de casa, enfim, bem participativos e integrados à escola. Ainda não conseguimos melhora aparente, mas a família tem-se envolvido conosco em melhorar essa situação.
Também tive uma aluna que chegou pela primeira vez na escola, e teve todo um processo de inseri-la na vida escolar, pois não trazia nenhum entendimento da fala da escola, não realizava contagem, não sabia o que era numeral, não conhecia o alfabeto e não tinha nenhum entendimento de regras de conviência escolares. Fomos aos poucos introduzindo-a nesse mundo novo e alcancei excelentes progresso nesse tempo: já escreve seu nome, reconhece-o, identifica sua letra incial e realiza a contagem até o 6.

Estamos caminhando...

Outro exemplo: uma menina que já está na escola desde os 3 anos, passou pelo maternal, pré-escolar 1 e agora o pré-escolar 2 e ainda não realizava a escrita do seu nome, sequer a letra inicial. A representação gráfica em maio muito me preocupava, pois só fazia células, para toda e qualquer representação, mas nomeava o que desenhava. Enfim, fomos conversando, auxiliando, a família compareceu à escola e começou a ajudá-la também em casa. Hoje está muito bem, seus desenhos representativos estão bem fiéis, com detalhes, nítidos e de fácil entendimento, já escreve seu nome e o identifica.

Enfim, entender um pouco de como se dá a aprendizagem para os alunos, e que cada um tem um tempo seu,individual, e que podemos ampliar essa aprendizagem com atividades específicas para cada aluno foi o que me proporcionou essas interdisciplinas do eixo 6.

Esse eixo trouxe as questões da diversidade de alunos que encontramos durante os anos escolares, e que embora exista um movimento grande em favor desses alunos especiais ou não, aparentes ou não, é fato que precisamos buscar estudo e orientação especializada para nos instrumentalizarmos en favor de uma escola mais democrática e de qualidade a todos os alunos, que ao menos possibilite que todos possam buscar entendimento dentro das suas potencialidades.
Tenho certeza que essa tarefa eu cumpro, pois dou autonomia aos meus alunos que busquem, sugiram e realizem atividades que possa lhes dar mais prazer de estar aqui, entre as paredes da escola, na convivência com outros que também aqui se encontram nessa caminhada da busca do saber conjunto, que permita a construção de conhecimento partindo da nossa realidade individual e que se funda no coletivo, fortalecendo os laços e a necessidade de juntos aprenderem mais.

Stela em 05.11.10
21.12

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