sábado, 27 de junho de 2009

Trabalhando em Grupo

Numa noite dessas visitei o portfólio da colega Maria de Lurdes, e me chamou a atenção a postagem intitulada "Estou ficando antissocial" onde a mesma se reporta aos trabalhos em grupo como algo difícil de realizar...

Pois eu também ali comecei a me pensar "antissocial": ainda não consegui realizar um único trabalho de grupo que me satisfizesse realmente!

Aliás nossos trabalhos em grupo desde o início do Pead, lá em 2006, nunca foram muito "em conjunto". Já entendi que o fato de estudarmos á distância nos permite essa não-presença física, e também compreendi que a não-presença física não significa necessariamente que o trabalho não seja conjunto!

Mas, como já disse numa outra oportunidade, eu tenho necessidade de estar em contato com o outro. De conversar mais próximo, de trocar muita conversa, de muito contato físico, olho-no-olho...

Mas sei que assim como eu, todas nós temos muito pouco tempo disponível para essas trocas em conjunto. Então, várias vezes estou aqui de bobeira meia noite, madrugada e não posso fazer muito das propostas de grupo, pois minhas colegas não podem ser fazer presente virtualmente nesse tempo praticamente único que tenho on-line!

Talvez, possamos crescer mais ainda em nossas tarefas presenciais não físiscas!
Ainda estou meio descrente!
Stela, 21.45 de 27/06/09

2 comentários:

By Benites disse...

Stela!

Temos em nossa raiz a vontade de ser e estar presente. Durante anos tivemos nossos professores perto de nós. Esta presença nos trouxe muitas lembranças umas boas outras não muito boas, é a vida.
Mas ao romper este paradigma somos convidados a ser virtuais, mas bons sujeitos virtuais, para isto já recebemos esta base ao qual foi exercitada no presencial de nossas vidas.
Tenho certeza que vamos avançar muito mais e melhor nesta área a distância, o que você acha?
Benites

Stela disse...

Oi Benitez, desculpa a demora... Mas sabes como é final de semestre e de trimestre, superlotada a agenda!
Como bem me lembras, sempre tivemos os professores presentes, mas embora estejamos inseridos nesse novo paradigma virtual de relações escolares através da educação à distância, os nossos mestres estão sempre "virtualmente presentes", basta chamá-los ou agendar horário.
Infelizmente conosco, enquanto alunos, isso ainda não é realidade, pois todas nós temos "n" coisas a darmos conta e quase não nos fazemos "presentes on-line" quando mais precisamos discutir, debater, resolver tarefas, pensar juntas e realizar atividades com datas fixas!
Espero que chegue um tempo em que possamos de fato trabalhar a distância "mais presentes" com nossos colegas, pois isso é necessário para os trabalhos exigidos em grupos.