quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Contação de Histórias- 3


Relacionando minha prática com a postagem referente ao nosso trabalho em grupo, quero responder ao questinamento da professora Nádie:
Trabalhamos em grupos sempre.
Mara Braum e eu juntamos nossos alunos semanalmente e fazemos trabalhos em que aconteçam pesquisa, integração de alunos (1º ano e 4ª série), dramatização, criação de música ou coreografia, escrita e declamação de poesia, produção textual e produção gráfica (ilustrativa)... A cada finalização de trabalhos há uma apresentação das suas aprendizagens, em grupo, aos demais grupos.


A título de registro, vou "colar" email enviado para a professora Rossana:


"Oi professora Rossana, tudo bem com você?
Estou lhe enviando esse email para contar-lhe mais algumas "artes" dos meus pequenos... Trabalhamos juntas eu e a Mara Braum com nossos alunos, os meus do primeiro ano (6anos) os da Mara da quarta série (10 anos), que são padrinhos dos meus. Então ontem e hoje desenvolvemos mais uma atividade em conjunto com nossos pupilos: resolvemos fazer uma comemoração de halloween à brasileira!
Juntamos na roda de conversa e propomos que iriam se reunir com os dindos, em grupos, e pesquisar sobre um personagem folclórico brasileiro (sobrenatural), deveriam fazer uma apresentação teatral e um poema rimado, podiam criar o que quisessem para a apresentação. Tiveram a tarde de ontem para se reunirem e aprontarem isso. Foi simplesmente ma-ra-vi-lho-so. Um show de espetáculo.
Fizeram teatro da lenda do Negrinho do Pastoreio (um espetáculo, que encenação dos personagens! esse grupo deu show na passarela!), da Mula sem cabeça (aqui os aplausos vão para a composição do personagem, a roupagem que criaram! precisavas ver!), do saci pererê (foi uma cena com os personagens do sítio do picapau amarelo de invejar a Globo! minha pequena Greicy deu show de interpretação da Tia Nastácia! voz, entonação, figurino, desenvoltura no palco!!!!!) o grupo da sereia Iara confeccionou peixes e cantaram a música "peixe vivo" com os peixinhos nadando! (show! show! show!) a apresentação do Boitatá foi um teatro de palitos com os personagens confeccionados em caixas de leite e pintados com têmpera (lindos, muito lindos mesmo!)...
Professora Rossana, só contando assim não lhe diz de verdade o que fizeram. Precisavas estar lá!
Em um momento até comentei com a Mara; vou chorar, me emocionei mesmo! Nessa hora sei o quanto vale o trabalho dos nossos alunos e o nosso também! Vamos combinar que um dia virás aqui na Rondinha, assistir alguma "bobagenzinha assim" nossa?
Desculpa te incomodar com isso, tá? mas tinha que te contar, foi bom d+++++++.
Beijão"

Há também outros registros no fórum de teatro e de artes...

Trabalhar em grupos é uma atividade que permite aos alunos partilharem saberes, descobertas, buscarem juntos. Além de aproximá-los e possibilitar ampliar amizades, possibilita comunhão de saberes!

Essa é uma prática constante em minha sala.

Nenhum comentário: