sábado, 24 de novembro de 2007

Contação de Histórias-1

Também assisti a uma outra apresentação, com a história "Choco procura uma mãe".
Que gostosura de ver.

O protoganista, Choco, deu um banho de representação teatral. Aqui, a colega que representou esse personagem foi muito feliz, cativou-me com sua simplicidade. Conseguiu expressar sua angústia, sua tristeza, sua vontade de encontrar a mãe!

Pensei, imediatamente, quando foi acolhida pela mãe Ursa:"Como é importante esse acolhimento ao nosso aluno, principalmente aquele aluno que está chegando... "

Hoje sou professora do primeiro ano, sempre fui alfabetizadora, o primeiro aluno que entra na escola, passa primeiro por mim...
Procuro acolhê-los com muito cuidado, carinho, afetividade!

Procuro dar-lhes uma idéia de que ali estão bem, estão sendo recebidos com muita alegria e prazer, mostrando-lhes que a escola, esse outro espaço que estão conhecendo, chegando,... é um ótimo ligar para estarem, tão bom que os leve a quererem permanecer alguns anos por ali!

Aqui, indicou a leitura do professor Elder, do artigo da pedagoga Suely Costa, Educar para Viver, nesse endereço.



Outra cena também muito importante: Mãe ursa convida ao Choco para ir até sua casa, pois precisa alimentar seus filhos. Os filhos aparecem: um porco, um hipopótamo e um jacaré!



Até parece sala de aulas!

Quantos diferentes!

Cada um com seu jeito...

cada carinha diferente...

cada indivíduo com sua individualidade!

Limitações...

Possibilidades...

Superação...

Aposta...

Crenças e credos...

Raça... origens

Esperanças...

Incluindo nisso a mim também, como educadora e parceira dessa convivência!

Um comentário:

Loiva Beatriz disse...

Oi Stela, também amei a história do choco, concordo que nossa colega interpretou muito bem o seu personagem choco.Beijinho.