sexta-feira, 22 de maio de 2009

Tecnologias Assistivas

A Educação Especial está nos proporcionando excelente encontro de trocas através dos Fóruns que nos tem oferecido.
Ali nesse espaço temos momentos de estudos, na obrigatoriedade das leituras exigidas (e que nem sempre consigo dar conta!) e também nos oportuniza encontros ma-ra-vi-lho-sos com os colegas e professores.
Quero ressaltar que esses "encontros com os outros colegas" são os melhores momentos, pois conseguimos fazer uma rede de estudos interligada com nossas práticas, engendrando nossas reflexões. Permitindo então melhoria dos nossos conhecimentos através dessa interação de todos os pensares e fazeres que ali sobressaem.
Desejo que todas nós possamos realmente tirar muito proveito de tudo o que nos está sendo oferecido.
No texto de Rita Bersch ela conceitua TA "expressão utilizada para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuam para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiências, promovendo vida independente e inclusão...é buscar, com criatividade, um alternativa para se realizar o que deseja ou precisa, é encontrar um aestratégia de fazer do "seu jeito", valorizando esse jeito, aumentando capacidades, criando alternativas e envolvendo o aluno, desafiando-os a experimentar e permitir uma construção individual ou coletiva de novos conhecimentos".
Penso que isso se aplica também a nós, alunos peadianos, em diferentes escolas, com diferentes pensamentos e fazeres, com diferentes olhares e que somos levados a pensar juntos em nossas individualidades, as nossas práticas isoladas umas das outras pela distância, pelas vivências, pelo planejamento, pelo físico, pela diversidade, pelas especifidades.
Que bom entender isso aqui, dentro dessa interdisciplina que está nos permitindo pensar a inclusão de especiais, mas que também nos brinda com essa permissão especial de pensarmos em nós também como inclusos de uma maneira diferente de aprender.

2 comentários:

By Benites disse...

Stela!

Estes fundamentos que relatas com muita propriedade e euforia em tua reflexão ampliam nossa capacidade de pensar na inclusão.
Seja ela qual for. Pois existem técnica e pesquisa que nos ajudam no dia-a-dia da inclusão.
Você vive isto na sala de aula?
Tens alunos com necessidades especiais?
Ok.
Benites

Stela Maris disse...

Oi Benites, tudo bem?
Quem de nós, professores não temos alunos especiais? Já trabalhei com alguns deficientes inclusos, e sempre temos alunos com necessidades especiais, em todos os anos letivos. Nesse ano estou as voltas com muitos planos novos, específicos de inclusão: estou me organizando para sair da sala de aulas regular e ir para a sala de recursos, estou desenvolvendo um projeto de inclusão digital na biblioteca pública com os alunos da educação infantil (4/5anos), estou com um projeto de inclusão cultural na biblioteca pública municipal de Arroio do Sal...