domingo, 10 de maio de 2009

FILOSOFIA

MORAL E ÉTICA

“O importante não é viver, mas viver com retidão”.
(Sócrates)

Conforme pesquisa realizada “moral e ética geralmente são usadas como sinônimo de conjunto dos princípios ou padrões de conduta. A sua etimologia “mores” no latim e “ethos” no grego é indicativa de significado comum, remetendo à ideia de costume.

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) a filosofia define moral como o conjunto dos princípios, crenças e regras que orientam o comportamento dos indivíduos nas diversas sociedades e a ética como a reflexão crítica da moral.

Sabendo-se que nossa sociedade criou, culturalmente, princípios e regras específicas, que indicam nossos direitos, obrigações e deveres, que se traduzem numa série de orientações a serem seguidas para o bom convívio entre os indivíduos, espera-se que cada um seja responsável por seus atos, recebendo em troca essa mesma reciprocidade.

Aranha (2002) diz que “a aprendizagem da vida moral não é espontânea nem resulta de um automatismo, daí as dificuldades que impedem muitos de alcançarem níveis morais mais altos, em face das características individualistas e altamente competitivas da sociedade em que vivemos.

A palavra “competição” é uma relação desarmônica, em que pelo menos uma das espécies envolvidas é prejudicada, conforme Machado, 2003. Diz ainda: transpondo o conceito de competição para os grupos humanos encontramos muitas semelhanças com a ecologia. A competição pode levar indivíduos a agirem uns contra os outros em busca de melhor situação, se não tivermos agregados princípios morais e éticos.

Deixo aqui essa fala de Reboul (1985): “todo professor é professor de moral, ainda que o ignore”.

Cabe a nós agora, após essa colocação, revermos nossa prática cotidiana de sala de aula, no sentido de ampliarmos, trazermos a moral e a ética como conteúdo a ser trabalhado, mostrando aos nossos alunos a importância e a necessidade de conhecermos as regras que nos regem, os direitos que temos, mas também nosso deveres para com o mundo que nos cerca. Tornando-nos indivíduos melhores do que somos na coletividade e na nossa individualidade.



Bibliografia:
Valores morais e éticos: reflexões a cerca das estratégias pedagógicas e suas implicações na Educação Básica para o desenvolvimento humano. Disponível em: http://74.125.47.132/search?q=cache:buHriZGkDjUJ:www.moodle.ufba.br/file.php/175/Valores_morais_e_eticos.doc+principios+morais+e+eticos&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br
BARCALLOW, Emmett. Juízos morais e princípios morais. Disponível em:
http://www.pensamentocritico.com/index.php?option=com_content&task=view&id=27&Itemid=29

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