domingo, 30 de maio de 2010

ESTÁGIO






Estágio: semana sete.



Nessa semana as reflexões foram sobre as memórias dos alunos referentes a todo o trabalho que estamos realizando desde o início do ano letivo, e mesmo os alunos novos, incorporados à turma nesse mês já estão trazendo elementos importantes em suas narrativas diárias. Conseguimos alguns momentos de brinquedo livres na aula, sem conflitos, nas várias brincadeiras as representações foram bem próprias: sempre trazendo elementos da realidade vivida, cotidiana e familiar que vivenciam, mais as fantasias próprias da idade, juntando a essas, elementos adquiridos nas aulas, acrescentando tudo isso às suas narrativas.



A lingüista Maria Cecília Perroni aponta em seu livro Desenvolvimento do Discurso Infantil:ficção e relatos de experiências vividas se misturam, sendo comum combinarem-se nas narrativas infantis”. E esclarece: “esse é um recurso do aluno trazendo suas vivências e experiências para o mundo real em que está, nesse tempo, e deve ser encarado pelo professor como mais um dos elementos importantes para o desenvolvimento cognitivo e afetivo dos alunos pequenos, pois é aqui nessa construção que se testemunha o nascimento do discurso narrativo, a troca comunicativa.”.


A oralidade é um dos principais motores do desenvolvimento na primeira infância sendo importante e necessário que pais e professores “se transformem em co-construtores das narrativas, incentivando a criança a avançar nos recursos que utiliza em suas construções", diz Maria Virgínia, pois "as limitações linguísticas nessa fase são importantes e o adulto deve não só escutar o que ela diz, mas também reconhecer sua intenção comunicativa e ajudá-la a expressar-se melhor”.



Pensei algumas estratégias para melhorar o andamento das aulas, para que as ordens e as atividades a executarem sejam menos tumultuadas e melhor entendidas: para haver mais silêncio e concentração na hora de ouvir suas próprias histórias, propus a atividade de rasgadura de papeis para colocar no vaso. Em outro momento, para .poder dar a ordem da tarefa realizei a brincadeira do telefone sem fio, assim todos souberam qual atividade fazer, sem que houvessem os habituais gritos e insistentes pedidos de atenção.



As atividades realizadas na Biblioteca são saborosas para eles! Desde o ano passado trabalhamos ali com harmonia. Nesse mês, após a formação da nova turma os conflitos foram bem intensos. Mas, enfim conseguimos uma unidade nessa última semana. Também conseguimos mais tempo para os alunos manusearem os jogos educativos, e estão todos envolvidos com os jogos das letras, buscando esse jogo primeiro. Os momentos da Biblioteca nessa semana não pareceram mais espaço de disputa e sim um espaço de troca, onde todos puderam usar juntos, apenas aguardando a sua vez, pois ela vai chegar! Os blogs e suas postagens feitas em conjunto comigo e com a escrita da família, em casa, também estão aparecendo em nossa roda de memórias das atividades ali realizadas.


Nessa quarta-feira tivemos o Dia do Desafio, como fazemos há vários anos. A parte importante desse ano foi a proposta da professora Clarice, coordenadora da escola Bem-Me-Quer –Anexo (Big Hotel), de cada turma carregar um lençol durante a caminhada (para não dispersar alunos) mas cada turma devia colocar algumas coisas importantes ali dentro, e não podiam deixar cair durante o percurso. As coisas importantes que meus alunos colocaram ali foi motivo de muito orgulho para mim: pensaram primeiro como importantes os recicláveis que trazemos dentro do projeto Cuidando do Espaço Coletivo: colocaram um garrafa pet, uma caixinha de leite e uma bandeja de isopor!, depois as nossas artes: tinta e pincel e uma folha, massinha de modelar e argila e seus materiais de trabalho: lápis de cor, caderno de atividades e até a mochila.


A exploração do Mapa do RS foi mais um momento bem vivido: todos os alunos se debruçaram sobre ele e se encantaram: buscaram o mar e as águas, pela cor, buscaram descobrir elementos pelos desenhos: a legenda dos navios, dos aviões, as estradas.



Nessa sétima semana conseguimos sair da sala, de entre as paredes e muros da escola todos os dias: fizemos atividades no pátio de grama, no pátio natural de areia (beira-mar), na Biblioteca Pública e a Caminhada na rua, com o Dia do Desafio 2010.



Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Stela,

Quando falas em narrativas diárias te referes às novidades que os alunos contam na roda... é isso?
Essas narrativas são livres ou há alguma temática pré-definida? Contam histórias pessoais ou contam também histórias lidas, ouvidas? Propões alguma forma de registro dessas narrativas?

Não entendi a proposta de "rasgadura de papéis". Os alunos ficavam rasgando papéis durante a fala do colega? Qual a finalidade dessa atividade?... Promover o silêncio? Funcionou? Ocupados com essa atividade conseguiram ouvir os colegas?

Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa.