sábado, 29 de maio de 2010

REFLEXÕES

Estando a uma terço da finalização do estágio, após passar por várias situações que me levaram a querer desistir desse estágio nesse semestre, continuo aqui!

A cada dia que adentro o meu novo mundo de trabalho - a escola enquanto espaço físico, a turma nova (enturmada), os desafios diários e constantes, a luta para dar conta de trabalhar - procuro o mínimo que seja possível para que nosso dia, dentro dessa realidade que aos poucos vamos nos adaptando, fique pelo menos bom de se viver junto!

Mas está muito difícil mesmo de lidar com tantas crianças juntas, diferentes em suas individualidades e ainda por cima enturmadas ap´pos dois meses de trabalho com outra professora, com outro jeito d etrabalhar, com metodologia diferente.
Não bastasse tudo isso, ainda tenho que trabalhar sozinha em sala, difícultanto mais ainda. Até o ano passado tínhamos atendentes que nos auxiliavam na sala, durante a aula toda, agorea somos sozinha e solitárias em nosso trabalho da sala. Não temos um professor auxiliar ou mesmo um atendente que possa fazer o meio de campo enquanto faço as anotações necessárias, enquanto atendo um aluno individualmente, pois a professora da educação infantil além do planejamento e execução das atividades didáticas, tem que ser cuidador, orientador e ainda tem que haver o atendimento individualizado, pois são alunos que eixgem essa forma de cuidado para compreensão e até a execução das tarefas.
Embora estejam crescendo em autonomia, resolvendo alguns conflitos e dando conta das atividades orientadas precisam de quem os auxilie, na maior parte do tempo.

Os registros escritos tem que ser feitos, anotações dos registros deles tem que ser feitas pelo professor, para cada aluno; tem que haver o escutar cada uma representação, e cada um na sua vez. É impossível ouvir a todos e anotar a todos ao mesmo tempo...

Penso que nossos gestores deveriam ter a oportunidade de estarem em sala de aula ao menos um dia inteirinha, para ver se conseguem dar conta de tudo isso na educação infantil e sozinhos.

Falar em educação cidadã, gestão democrática, autonomia, democracia, cidadania,... fica sendo um discurso vazio, mediocre e mentiroso!

Enfim, vamos nos encaminhando para a finalização d emais uma etapa necessária ao tão esperado diploma acadêmico.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Stela,

Realmente ainda falta muito comprometimento de nossos gestores para com a educação... e tua realidade escolar deixa isso bem evidente. Nossa tarefa, assim, se torna mais pesada, difícil e desmotivante. Mas nosso compromisso com os alunos é sempre maior, o que faz com que continuemos empenhados na tarefa de educar e tu és um exemplo disso.

Beijos, Rô Leffa.