domingo, 23 de maio de 2010

Semana V - LETRAMENTO

Nessa quinta semana de estágio minhas reflexões se reportaram ao letramento, pois em vários momentos ficaram bem explícitas na fala dos alunos o fato de não apropriação do código linguístico para decodificá-lo, mas também ficou bem definido para meus alunos que leitura impressa, atarvés d aimagem também é possibilidade de ler!
Essa reflexão me fez voltar ao portfólio do sétimo semestre e reler a escrita que fiz sobre letramento e alfabetização.
Após essa leitura fica esse registro mais detalhado do assunto refletido na quinta semana:

"Discutimos no sétimo semestre sobre formas de letramento e alfabetismo, contextualizadas culturalmente e confirmamos que em nossas escolas também fazemos essa discussão já há algum tempo. É fato que nossos alunos estão diante de tamanha cultura impressa inseridas em vários locais: na televisão, nas propagandas, desenhos e jogos infantis, nas marcas e embalagens, nas ruas e nos comércios. Deparam-se todos os dias, desde a mais tenra idade, com esses portadores textuais diversos e diários, e conforme aponta Lilian Nascimento “a criança formula hipóteses e constrói conhecimento com as formas escritas que convive no dia-a-dia”, portanto resta a nós professores levarmos essas possibilidades de apropriação da leitura e da escrita para a sala de aula.
Explorar esse imenso letramento cotidiano em nossas aulas pode beneficiar aos alunos na construção da produção da escrita e da leitura, embora na pré-escola a alfabetização não seja intencional, necessário se faz aproveitarmos todas essas oportunidades oferecidas diariamente no mundo vivido dos alunos para que eles possam apropriar-se do mundo escrito e decodificá-lo.
Penso que a escola deva se preocupar mais em promover atividades aproveitando essas informações com uma visão mais alfabetizadora mesmo, pois nossos alunos já trazem na bagagem todas essas informações antes de aqui chegar, de casa, da rua, do supermercado, da tevê,do computador, das placas e fachadas. Todo esse “mundo escrito” que os alunos vivenciam possui todas as unidades lingüísticas necessárias a produção da alfabetização e nos dão suporte para ensinar a língua materna permitindo apropriação da escrita e da leitura a partir do que já conhecem, convivem e manuseiam diariamente."

Em 22/05/2010

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Stela,

O letramento envolve decodificação, mas não se limita a isso... envolve práticas de escrita, ou seja, a contextualização do material escrito, a função social da escrita. É com isso que devemos estar comprometidos. Para que o letramento aconteça de fato precisamos oferecer na escola diferentes e variados materiais como já acontece naturalmente no cotidiano da crianças... em casa, na rua, etc.

Beijos, Rô Leffa.