domingo, 30 de maio de 2010

ESTÁGIO SEMANA SEIS




Durante essa sexta semana consegui manter os alunos em momentos livres na sala, sem dirigir atividade ou momentos de espera. E conseguiram brincar sem brigar, sem correrias pelo salão e sem atrapalhar os alunos dos outros espaços! Essa foi a primeira vez que esse momento aconteceu sem brigas, durante esse mês de maio. Consegui também realizar uma roda de novidades, e encontrei uma estratégia legal: o aluno que narrava sua novidade ia fotografando a narrativa do colega que estava contando; depois ia para a mesinha fazer o seu registro em desenho. Num desses momentos livres os alunos pegaram o livro “Fazendo Arte com os Mestres”, de Ivete Raffa e manusearam, encontrando as obras da Tarsila do Amaral que já trabalhamos.

Um registro importante nessa semana é o engajamento dos alunos novos com o projeto dos recicláveis: na sexta-feira levamos o material recolhido, as caixinhas de leite e os copinhos, para secretaria do Meio Ambiente, que fica pertinho do Big Hotel onde estamos instalados e foi um momento importante: a bióloga os recebeu e agradeceu a colaboração deles nesse trabalho de reaproveitar as caixinhas e copinhos para o plantio das mudas e os convidou a visitar o viveiro municipal. Enquanto saíamos da Secretaria os alunos viram várias fotos na camionete da Secretaria e foram identificando a capivara, o lagarto, o cisne, o pescador, o mar, a lagoa... Isso tudo temos no Parque Tupancy e em nosso Município! Visitaram também o arroio histórico, pois é em frente à Secretaria e teceram comentários sobre não jogar lixo ali, pois a água vai para o mar e as tartarugas podem morrer engasgadas com os plásticos. Memórias importantes de tudo que vemos trabalhando dentro do projeto Cuidando do Espaço Coletivo, para que todas as espécies possam sobreviver e nenhuma prejudicar a outra.

Um momento bem bacana de ouvir foi a conversa entre o Lucas e a Liriel, de que estavam “fazendo uma reunião muito importante”. Foi bárbaro ouvi-los contar o que estavam fazendo e vê-los apontar no caderno a escrita de bilhetes(nossos, da sala) como se fossem da reunião deles! (nesse semana tivemos reunião de pais, eles trouxeram isso nessa conversa, num momento livre na sala.
Conseguimos ir até a Biblioteca Pública nessa semana, a chuva parou! Apesar da dificuldade de entrosamento entre alunos novos e velhos e de não acontecer a parceria que havia na turma antes da enturmação, realizamos as atividades previstas: anotamos no blog o registro da escolha do nome e significado dos alunos, não todos ainda. Aqui, a satisfação e carinha de alegria deles quando eu abria o blog para entrar e encontrar o “caderno virtual”, lembravam da cor que tinham escolhido e viam seu nome escrito, que eles próprios escreveram! Então eu digitava o texto na postagem sobre a escolha, origem e significado do nome, depois cada aluno assinou seu nome. Salva a postagem, sorriam quando viam a página do blog e a escrita a maioria apontava seu nome na tela! Enquanto esperavam a vez, os alunos fizeram uma pesquisa de imagens que foi colocada em meu pen drive, para posterior registro no blog.

Foi uma semana boa, não menos corrida e ainda com muitos atritos, mas enfim, caminhando...

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Stela,

Trabalhar com essa turma (enturmada) tem sido um desafio diário, né?! Mas, aos poucos, as superações vão ganhando espaço... graças a tua dedicação e empenho.

Tuas atividades parecem muito interessantes, variadas, dinâmicas e envolvem conhecimentos que estão ligados ao desenvolvimento de cidadãos éticos, comprometidos com o outro, com o meio ambiente. Parabéns!

Beijos, Rô Leffa.