segunda-feira, 12 de outubro de 2009

LINGUAGEM E EDUCAÇÃO

Essa interdisicplina ofereceu o texto "Tem um monstro no meio da minha história", de Taís Gurgel que me foi muito importante essa leitura.

Trata das narrativas das crianças, onde "ficção e relato de experiências vividas se combinam na narrativa infantil", cfe Maria Cecília Perroni citada no referido texto.

Tenho um aluno da pré-escola que faz suas narrativas sempre com utilização de muita ficção e isso estava me preocupando.

Estava!, pois após essa leitura, entendi atarvés dessa fala: "o faz-de-conta presente no pensamento infantil aparece na hora da conversa e as crianças tendem a emandar o real vivenciado com a imaginação, a aventura... a criança brinca com a realidade extravasando-a para experimentar outros papéis e situações", cfe Gilka Girardello (ufsc) citado no texto de Taís Gurgel.

Minha preocupação foi relatada numa reflexão da primeira visita que fizemos na Biblioteca Pública Municipal aqui em Arroio do Sal, onde realizo o projeto intitulado INCLUSÃO LITERÁRIA E CULTURAL NA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL. Está registrada nesse endereço: WORK Bem-Me-Quer.

A explicação da autora que me fez mais tranquila quanto ao assunto foi essa: "a distinção entre ficção e realidade ainda está em desenvolvimento nos anos da educação infantil - e sempre deve ser considerada nas conversas com os pequenos... isso se relaciona com o SINCRETISMO, uma das características mais vivas do pensamento infantil: a liberdade de associar elementos da realidade segundo os seus critérios".

2 comentários:

Roberta disse...

Stela!!

Compratilho contigo esse contentamento de entender melhor o entrelaçamento da realidade/ficção na narrativa dos pequenos, muitas vezes elas estão tão juntas que não sabemos onde começa uma e termina a outra.
É muito bom encontrar um entendimento sobre algo que nos pertuba.

Abraços
Roberta

Stela disse...

De fato Roberta,foi esse entendimento que me proporcionou mais tranquilidade,afinal os meus pequenos ainda estão construindo o entendimento e isso os leva a buscar detalhes para acrescentar a sua narrativa e, lógico que aproveitam da sua farta imaginação para enriquecimento da história.
Obrigada por compartilhar issocomigo.
Bjus