terça-feira, 27 de outubro de 2009

Continuando Sobre PAs...

Como registrei anteriormente, o ano de 2009 foi muito fecundo para mim em termos de Projetos de Aprendizagem.
Estou bem envolvida com a proposta dos Pas em meu trabalho de professora, tanto na escola municipal em que trabalho com a educação infantil, quanto na escola estadual, com os alunos dos primeiros anos.
Na educação infantil tenho desenvolvido ao longo do ano vários PAs, que surgiram da necessidade de trabalhar alguns assuntos/temas e também através dos alunos.
Estou registrando esses projetos em nosso endereço virtual.
Clique aqui para ver.

Quero trazer uma fala que Irís Tempel Costa e Beatriz Corso Magdalena trazem no texto “Revisitando os Projetos de Aprendizagem em Tempos de Web 2.0”:
o trabalho com PA configura uma situação aberta, desestabilizadora, cujos caminhos e resultados não são pré-determinados e nem conhecidos de antemão pelos professores” .

Aqui está a essência do trabalho de projetos, penso eu, pois é desafiador para nós enquanto professores darmos conta de construir algumas aprendizagens mais significativas aos nossos alunos, permitindo-lhes buscar seus conhecimentos através da sua curiosidade, daquilo que querem saber. E também permitir que nossos alunos busquem aquilo que lhes interessa, e não somente levarmos até eles os conhecimentos dos conteúdos que nós vamos transmitir, apresentando-os prontos e acabados.

Esse trabalho é tanto desafiador para os alunos quanto para nós mesmos, pois também nos leva a buscar meios e instrumentos que nos possibilitem aprender junto com os alunos, enquanto eles buscam construir seu conhecimento. Sendo que os resultados também não são conhecidos por nós, também nos acrescentam aprendizagens, e muitas.

Tenho um projeto específico intitulado “Inclusão Cultural e Literária na Biblioteca Pública Municipal”, que realizo com meus pequenos da educação infantil, onde tenho como objetivo promover um encontro entre os alunos e os livros, quinzenalmente, e cada um desses aluninhos, do alto de seus quatro, cinco anos de vida! escolhem o que querem pesquisar nos impressos da biblioteca. A cada quinzena é uma festa para eles e para nós professores, irmos até esse espaço, nos envolvermos com os livros e degustarmos com muito prazer desse encontro literário.
Todos os registros das atividades e visitas realizadas estão aqui.

Hoje, terça-feira, é dia de visita à biblioteca, para o encontro com o computador e os alunos no projeto “Inclusão Digital”.

E foi um dia muito importante!
Após várias semanas desde abril quando iniciamos o trabalho, os alunos partilharam mesmo o trabalho, o computador, o jogo, a diversão!
Os computadores não são muitos e a turma foi quase completa, quinze alunos, faltando somente um deles.
Então, os computadores tem que ser utilizados por mais de um aluno.
Isso sempre foi motivo de disputa pelo PC. Aliás, era motivo.
Hoje meus pequenos se juntaram e se ajudaram mutuamente. Cada um auxiliou o outro na sua tarefa: no quebra-cabeça, na memória, nos rabiscos, na colagem das imagens, no cenário. Pelas minhas anotações, sete alunos fizeram esse exercício de partilhar as atividades, realizando-as juntos e não mais esperando a vez do outro terminar logo para usar na sua vez.
Amei esse momento, me emocionei mesmo ao relatar para minha diretora o encontro desse dia.


Um comentário:

atrevida disse...

É praazeroso colega estes momentos com nossos alunos,ver seus interesses pelo assunto estudado, ainda mais num computador que ainda não é a realidade de todos os nossos alunos ter um em casa.Cabe a nós esta tarefa de mostrá-los isso.Parabéns pelos seus projetos