terça-feira, 27 de outubro de 2009

LIBRAS

A Interdisciplina de LIBRAS trouxe muitas informações importantes ao longo do semestre.
Pelas leituras realizadas pude entender que para acontecer a comunicação através dessa língua é necessário a utilização de parâmetros: configuração das mãos , locação, movimentos e orientação das mãos, mais a expressão facial e corporal. Nessa combinação é que se obtém o sinal.
Outra coisa que aprendi aqui: a LIBRAS é a língua dos surdos no Brasil, eu pensava que era universal!
A LIBRAS é tão importante para o surdo em seu desenvolvimento linguístico e cognitivo pois favorece a produção escrita, apoiando a leitura e compreensão de textos.

Pelo decreto 5.625/2005 “é considerada uma pessoa surda aquela que compreende e interage com o mundo por meio da experiência visual, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da LIBRAS.”
O uso da LIBRAS é a comunicação pelas mãos, não é mímica e nem linguagem, mas uma língua natural, captada pela visão, expressão facial e pelos movimentos do corpo combinados.
Aqui através do texto, oferecido na unidade 1, compreendi que a identidade surda é somente dos surdos, mas que a comunidade surda é feita também de ouvintes, e eu sou uma parte dela, desde que tenho convívio, sou professora ou tenho vínculo com uma pessoa surda.
Essas informações foram muito importantes e reforçaram meu pensamento anterior de que é necessário que o aluno surdo tenha condições de se fazer entender e de ser entendido através da comunicação, ou seja, que tenha condições de se fazer entender pela utilização de um código que o permita manifestar-se em qualquer situação; seja no afetivo, manifestando seus sentimentos ou no cognitivo, manifestando seu conhecimento ou desconhecimento.
As atividades porpostas pela interdisciplina de leitura dos texto, vídeo e atividades foram boas propostas de trabalhar e entender um pouco mais do assunto.

Um comentário:

atrevida disse...

Realmente Stela esta interdisciplina está me ensinando muito e acredito que também para ti, pois eu nunca trabalhei com alunos com deficiência auditiva,tinha um aluno em minha escola,mas era do Ensino Médio e no turno inverso do que eu trabalhava, apenas ouvia os comentários das colegas a respeito dele.