domingo, 29 de agosto de 2010

TCC IV

Minha ideia para pesquisa do tema a cerca dos
"Estudos Sociais dentro da Educação Infantil: como acontece?"

Parte das minhas indagações iniciais:
1) Em que momentos se dá a organização desses conteúdos dentro da sala de aula?
2) Como os professores da educação infantil trabalham as questões da história, da geografia, dos grupos de pertencimento?
3) Afinal, o que se trabalha aqui na educação infantil e que podemos inserir dentro dos Estudos Sociais?

Interessa a mim saber mais sobre como é trabalhada a história do pertencimento dos alunos da educação infantil inseridos nos grupos que participam: família, escola, turma, local que moram, local de onde vieram, Município em que se inserem nesse nomento de vida...

Trouxe esse recorte do meu relatório final do estágio curricular:

Conhecer nossa própria história escrita pela mãe, ouvir a história do colega que a mãe escreveu, olhar o seu nome na certidão de nascimento, manusear a ficha da matrícula, procurar no mapa do Município o lugar que mora, desenhar sua casa e colar no mapa dos endereços, visitar os locais da Cidade, conhecer o lugar do outro e do meu lugar de pertencimento...Todas essas ações em aula me fizeram entender que somos sujeitos de nossa aprendizagem, enquanto seres sociais podemos aprender com o outro e juntos construirmos a história coletiva.

Tenho também uma fala de Paulo Freire, que retirei do livro Diálogos com Paulo Freire, organizado por Liana Borges e Sérgio Vieira Brandão (2005, p. 22):

“Da leitura de si e da sua família, que perpassa o bairro, as condições em que vive, a cidade, o país e o mundo. O coletivo e o individual relacionam-se, desencadeiam a aprendizagem e constituem um espaço pedagógico no qual a homogeneidade é substituída pela heterogeneidade, pela diversidade. E nessas, os processos individuais do aprender são organizados no cotidiano coletivo, onde educador e educando estão unidos pelo diálogo, em que ambos são sujeitos do processo.”

Penso que a minha fala, unida a fala de Paulo Freire justificam minha escolha e me dão suporte teórico para pesquisar o tema proposto.

Stela, em 29 de agosto de 2010 às 13:49.

Agora a pouco fiz uma reflexão no blog de registros da caminhada do projeto gegráfico que vemos realizando na turma pré-escolar 2A, desde o início do ano letivo, nesse endereço, clique.

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Stela,
tua questão está definida.
Quero me me esclereça se estiver equivocada, estarás pesquisando a metodologia do ensino de estudos sociais na educação infantil, é isso?
Em relação a indagação 1, fiquei com uma dúvida: a organização dos conteúdos se dá dentro da sala de aula?
Stela, pelo que vejo estás vivendo este trabalho, estás buscando leitura que possa esclarecer tuas dúvidas, e isso é fundamental.
Siga em frente..
Bom trabalho.