quinta-feira, 26 de agosto de 2010

PROPOSTA DO TCC

A proposta que registrei em meu relatório do estágio supervisionado sobre o tema pensado para o TCC, foi esse recorte que trago aqui:

"Ao longo desse período de estágio tive a oportunidade de trabalhar com muito empenho as questões de pertencimento, tanto de pertencimento ao local em que moramos, quanto ao pertencimento de grupo. Pois cada etapa por que passamos novos grupos se vão formando, iniciamos na família, adentramos a escola, pertencemos a uma turma, e vamos caminhando em vários grupos escolares, que se inicia na educação infantil vai seguindo todos os níveis de estudo que vamos passando.

Crescemos, convivemos e amadurecemos vivências através do contato com o outro.

Entrelaçamos história, fazemos história e construímos histórias coletivas dentro das nossas individualidades, dentro de todos os grupos que convivemos.

Minhas intenções para o TCC partem da premissa de que os Estudos Sociais são parte integrante e fundamental das construções de aprendizagens coletivas que se iniciam já na família, desde o nascimento, e ganham força e conotação escolar a partir da educação infantil, pois é na convivência e interação com o outro que nos inserimos em todas as esferas do mundo coletivo que entrelaçamos nossa vida com a vida do outro.

Gostaria de aprofundar meus conhecimentos e estudos a cerca dos Estudos Sociais dentro da educação infantil: como acontece? Em que momentos se dá a organização desses conteúdos dentro das aulas? Como os professores da educação infantil trabalham as questões da história, da geografia, dos grupos? Afinal, o que se trabalha aqui na educação infantil e que podemos inserir dentro dos Estudos Sociais? Interessa a mim saber mais sobre como é trabalhada a história na educação infantil.

Quero registrar aqui a fala de Ruth Rocha e Otavio Rocha, retirada do livro citado acima, Azul e Lindo Planeta Terra: Nossa Casa, (1990, p. 38):

“É preciso educar políticos, cientistas, professores e até os governantes, que deveriam olhar mais para os povos e os grupos que vivem com simplicidade, sabedoria e em harmonia com a natureza. Deveriam olhar como vivem outros povos, pois cada um com sua própria maneira de viver tem muito para ensinar aos outros.”

Nenhum comentário: