quinta-feira, 26 de agosto de 2010

PENSANDO O TEMA I

Comecei a minha busca por material que me permita um bom estudo, uma boa apresentação dessa pesquisa a que me propus, sobre os Estudos Sociais trabalhados na Educação Infantil.

Entrei no wiki do pead TC 9 e pesquisei a interdisciplina Seminário Integrador e
A Representação do Mundo pelos Estudos Sociais, interdisciplinas estudos nos primeiros eixos do curso.

Nessa primeira busca recortei algumas falas bem pertinentes à minha intenção, que registro aqui:

"Quanto maior for o lapso de tempo entre a observação e o registro, maior é a margem de acréscimos e esquecimentos sobre o fato. Desafios para quem observa e registra: registramos o que vemos? Nosso olhar e, consequentemente, o registro, são de fato, fidedignos? ".
(Marie Jane Carvalho - Seminário Integrador II- Vivência da Oficina de Observação e Registro)

Então, partindo dessa primeira interrogação é que estou adentrando esse novo desafio, que é a construção de um trabalho de conclusão de curso que primeiro me instigue à pesquisar um objeto de meu interesse dentro da minha profissão, e que possa me mostrar algumas evidências reais do trabalho realizado em sala de aula pelos professores da educação infantil. E, após a conclusão dessa pesquisa, norteie uma prática melhor em minha vida profissional e possa ser visível a mais alguns profissionais interessados no assunto/tema trabalhado.

Sei que a busca, a caminhada, o trabalho em si será um tanto difícil, principalmente pelo fato de ter trocado a professora orientadora, afinal a professora que me apoiou na escolha do tema e me propôs alguns autores (não houve tempo para a partilha dos mesmos), não mais esta conosco nessa fim da caminhada.

Espero encontrar na professora Carmem uma boa conselheira e que possa me auxiliar nessa procura pela bibliografia.

Stela em 26 de agosto
às 22.11 min


Um comentário:

Fabiana disse...

Oi Stela,
o tema começa a se delinear:
O ensino de estudos Sociais tabalhados na educação infantil, é isso?
E aqui também já percebo a busca das insterdisciplinas já trabalhadas no sprimeiros eixos. Muito bem....é por aí o caminho proposto e espero que esta busca te auxilie a encontrar pressupostos teóricos que enriqueçam teu trabalho.
Não tenho dúvidas que o resultado de tua pesquisa irá te fortalecer como profissional e aos outros que tiverem acesso ao teu trabalho.
Bom trabalho,
Não te angustie quanto a troca de orientação, afinal nada acontece por acaso....
Abração