sexta-feira, 27 de agosto de 2010

PENSANDO O TEMA II

comecei a ler algumas coisas sobre pesquisar.
E comecei pelo livro O que pesquisar quer dizer, do jornalista Juremir Machado. Nas poucas páginas do início encontrei essa fala, à página 15, que me despertou o interesse:

" Pesquisar é fazer vir `a tona o que se encontra, muitas vezes, praticamente na superfície do vivido".

Resgatei aqui para falar um pouquinho sobre o que me suscitou essa escrita do Juremir, assim que a li.
Pois bem, estudamos durante quatro longos anos e conhecemos vários autores, doutores e pesquisadores da educação que nos trouxeram muitas questões importantes e pertinentes à vida escolar, dura\nte esse período. Quer seja no âmbito do profissional que realiza sua prática, seu ofício em sala de aula, ou fora dela; quer seja nas questões que envolvem a educação em geral: a gestão, as metodologias, as propostas pedagógicas, os espaços que ocupamos e que são ocupados por outros tantos pares. Também, e principalmente, as questões ensino-aprendizagem, aluno-professor, currículo e realidade.

Nesse tempo realizamos muitos estudos e pusemos em prática em nossa sala de aula aquilo que pensamos ser o caminho melhor a seguir em nosso trabalho, em favor do nosso aluno.

Durante esse período de estudos aprendemos (ou deveríamos ter aprendido) o como se fazer um profesor em sala de aula. Coroamos esse aprendizado, primeiro passo da profisssão professor, com o estágio curricular supervisionado, no eixo 8 do curso.

Para mim, como para tod@s, acredito, o caminho foi desafiante. Nos trouxe muitas reflexões, pensamentos e ações por vezes além daquilo que julgávamos estar prontos à...

Mas vencemos, chegamos na etapa final: enfretaremos um novo desafio, o maior do curso. Fechar com um trabalho de conclusão um curso de quatro anos, com uma prática diária da qual devíamos observar, absorver e refletir aquilo que fazíamos.

Agora, é o fechamento disso tudo, mas com uma inversão: tirar de dentro de nós mesmos aquilo tudo que realizamos ao longo desse tempo, pois o estágio foi algo que estava fora de nós, ao menos ao nosso redor, era algo que vivíamos, concretamente... Agora o TCC é o mundo das ideias pensadas, refletidas a partir dessa prática vivida, subjetivo!

Então a fala acima me levou justamemnte a esse pensamento: vamos trazer à luz das ideias de pensadores, teóricos e estudiosos as nossas ideias daquilo que nós vivenciamos.

Stela em 27/08/2010 às 23:12min.

3 comentários:

Fabiana disse...

É Stela,
é o momento de aliar a tua prática pedagógica ao teu conhecimento adquirido ao longo destes quatro anos e adentrar no mundo das idéias com o objetivo de construir/produzir algo que coroe esta etapa de tua vida, a tua formação em nível superior: o TCC.
Muita pesquisa, leitura e produção escrita farão parte deste momento.
Isso já está sendo feito por ti.
Vejo que estás vivendo isto com intensidade..
A questão/tema do teu TCC já está definida?
Abração

Stela Maris disse...

Oi Fabiana, sim o tema já está definido. Na postagem acima já esta descrito, e também meu wiki do TCC. Se quiseres acesso é só pedir. Beijos

Fabiana disse...

Olá Stela,
estou comentando as postagens por ordem...
EStou indo para a próxima...
Abração e bom final de semana!