domingo, 6 de junho de 2010

SALA DE AULA X MUNDO REAL




Enfim, essa oitava semana foi muito proveitosa em termos de reflexão.

Até porque tivemos um feriado prolongado para uma parada em nosso corre-corre diário!

Realizamos nossa viagem ao Parque Tupancy, dentro do projeto de trabalho “Arroio do Sal Geográfico: Qual é teu Espaço?” e foi uma daquelas atividades que muito rendem provas que nossos alunos tem inúmeros entendimentos sobre todos os assuntos que se apresentam: sejam científicos ou não. E conseguem demonstrar toda a cientificidade do quanto apreendem disso tudo através das suas memórias: relembrando as informações já vividas em aula ou no local. Vemos trabalhando a natureza do Município desde o início do ano letivo, em 1º de março, e já trabalhamos a natureza do Parque e sua importância para o Município. Quando chegaram ao Parque Tupancy já tinham elementos suficientes do que os esperava. Tinham conhecimento do que iam encontrar. E foram além: os alunos exigiram a leitura das informações todas que ali estão, nos banners e informativos! Na volta a escola sentaram na frente do painel de recortes e apontaram todos os animais e plantas que eles pintaram e viram lá no Parque, transpondo toda essa informação trazida do local para a sala de aula, e vice-versa.


Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Stela,

Os alunos são realmente surpreendentes... se apropriam rapidamente de saberes que nem imaginamos, especialmente quando se trata de algo prático, ligado às experiências que vivenciam. Assim, tudo se torna mais significativo para eles. Observo que tens explorado bastante esse tipo de conhecimento com os alunos.

Beijos, Rô Leffa.