domingo, 20 de junho de 2010

DÉCIMA SEMANA DE ESTÁGIO

Semana 10
Finalizando meu estágio supervisionado nessa décima semana trabalhamos as questões das origens das nossas histórias pessoais e coletivas.
Realizamos atividades manuseando documentos importantes para os alunos:

1.Certidão de Nascimento, documento que os insere na família, primeiro grupo que fazem parte, onde há o seu nome, dos pais e avós e diz o lugar que nasceu, e não o lugar em que vive, situando o aluno na esfera familiar;
2.Ficha de Matrícula: outro documento importante na inserção do aluno na escola, que insere aquele personagem em outro grupo de convivência, onde diz seu nome junto a tantos outros nomes, que fazem parte desse novo grupo em que passam a atuar.

Conversamos da importância para cada um de todos termos esses documentos pois eles são a comprovação, a legitimação que os mesmos nos dão de pertencimento a uma família, com suas origens raciais e culturais, convivendo entre vários membros importantes na formação de valores e desenvolvimento, tanto físico, como social. Enquanto alunos fazem parte de uma turma, com vários outros alunos de outras localidades, vindos de outras famílias, com seus costumes e hábitos, trazendo também seus valores ali vivenciados. Essa convivência mútua permite a troca e partilham de vários aprendizados, principalmente as questões de regras de boa convivência que todos os grupos precisam estabelecer para bem viver.

Essas questões ficaram bem entendidas na montagem que fizemos do Mapa dos Endereços, onde cada aluno desenhou sua casa e colou num determinado local do papel, representativo do Mapa do Município. Depois então cada um desenhou sua família e sua casa num lado da folha, e no outro desenhou a escola e sua turma. Essa representação ilustrativa foi o que comprovou o entendimento dos alunos nas esferas sociais em que está inserido.

Exploramos o Mapa Múndi, relevamos as questões ora em evidência no mundo: a Copa do Mundo de Futebol, que está acontecendo na África do Sul. O aluno João Gabriel, que é um expert nesse assunto, mostrou a todos os colegas o quanto vive esse assunto em seu dia-a-dia: localizou todas as bandeiras dos times que estão na Copa, e ainda ajudou as meninas a localizarem e demarcamos também os países que estão nesse campeonato. O destaque aqui ficou por conta de manusear um mapa onde está visível o Mundo-Planeta, esse espaço coletivo que todos partilhamos e que devemos ter sempre muito cuidado com a natureza, pois é dela que sobrevivemos.
No livro “Azul e lindo Planeta Terra: nossa casa”, de Ruth Rocha e Otávio Rocha (1990) tem essa fala que destacou quanto a importância que temos necessidade de dar ao coletivo em nossa sala de aula: “Todos os homens são iguais e, portanto têm o direito de viver bem, num ambiente saudável. Todos têm o dever de proteger e respeitar o meio ambiente e a vida em todas as suas formas”.

Nossa parte, a parte da turma nesse cuidado com o Planeta, está evidenciada no projeto de trabalho que realizamos desde o ano passado, Cuidando do Espaço Coletivo, e que apresentamos ao Município nesse mês de junho, nas Semana do Meio Ambiente.

Nessa exploração do Mundo, pesquisamos as imagens dos animais da África e dos animais do Arroio do Sal, pois esse é nosso lugar-moradia, de pertencimento. E descobrimos como são poucas as informações sobre os animais do Município.
Como já antecipei na postagem anterior, aqui consegui dar início ao nosso PA, um PA onde vamos pesquisar os animais aqui existentes e vamos então criar um blog para ali deixar esse registro, que permita outras pessoas conhecerem os tantos animais que temos.

Essa semana, talvez por ser a última, permitiu mais traquilidade ao trabalho em sala de aula, mas nem por isso finalizou as propostas de trabalho que tenho para o ano letivo junto à turma.
Ao contrário, abriu as portas para um Projeto de Aprendizagem na turma , onde os próprios alunos serão os autores dos registros encontrados através da pesquisa em casa e nos locais onde estão os próprios animais. Já na semana que vem vamos à Zona Rural do Município, dentro do projeto de trabalho “Arroio do Sal Geográfico: Qual é teu Espaço?” e já vamos registrar os animais ali vistos em fotos e numa listagem.

Depois vamos realizar outras atividades de busca: na praia, nos arroios, de volta ao Parque Tupancy, coletar fotografias das famílias, realizar um pesquisa de dados em todas as escolas do Município, nos anos iniciais, para saber que animais existem por aqui...

Enfim, o estágio supervisionado terminou nessa décima semana, mas o trabalho não.

Para finalizar esses registros semanais da prática diária enquanto aluna, quero deixar essa fala que retirei da Revista do professor, de número 61, do ano XVI, datada de janeiro/março/2000, assinada pelos editores:
“ A educação brasileira chega ao ano 2000 buscando consolidar mudanças no seu rumo e inovações no seu desempenho. Aí estão novas concepções de educação, de ensino e de aprendizagem, novas formas organizacionais e pedagógicas estão sendo implantadas na educação infantil, no ensino fundamental, médio e profissionalizante...A nova concepção de inclusão abre espaço para que os diferentes – negros, índios, deficientes, sem-teto e sem-terra – tenham voz e vez no sistema escolar e possam ingressar nele... A escola vêm, cada vez mais, se integrando às comunidades nas quais estão inseridas e estas sentindo-se corresponsáveis pela qualidade de vida e do ensino existentes nos estabelecimentos. A ideia de parceria ganha adeptos por toda a parte. E a existência dos parceiros garante o êxito em todas as partes.”

Essa fala garante que meu trabalho está no rumo certo, buscar a parceria das famílias, dos alunos num novo jeito de trabalhar, através dos projetos de Aprendizagens, que exigem essa parceria para dar certo.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Stela,

Gostei muito do trabalho com os diferentes grupos sociais (família, escola), especialmente do trabalho com os documentos. Isso é letramento! E mostra como está documentada nossa existência nas diferentes esferas da sociedade.

Além disso, consegues articular, na prática, essas diferentes esferas sociais no trabalho desenvolvido pelos alunos. Parabéns!

Que pena que o estágio terminou sem conhecermos mais sobre o teu trabalho com PA, mas tenho certeza de que continuarás essa proposta.

Parabéns pelo belo trabalho desenvolvido no estágio!
Beijos, Rô Leffa.