sábado, 19 de setembro de 2009

Didática

“Saber que não posso passar despercebido pelos alunos, e que a maneira como me percebem me ajuda ou desajuda no cumprimento de minha tarefa de professor, aumenta em mim os cuidados com o meu desempenho”. Paulo Freire, 1996.

O que é planejar?
A partir de um fragmento do texto “Planejamento em busca de caminhos”, de Maria Bernadette Castro Rodrigues, realizar um estudo sobre o texto, articulando suas experiências docentes com os apontamentos da autora.

Ao realizar a leitura do fragmento da Maria Bernadette Castro Rodrigues me reportei ao meu primeiro ano de professora em sala de aula, onde éramos duas professoras numa escola de zona rural, de classe multisseriada. Ao finalizar o ano letivo, viemos até a Smec entregar os cadernos da chamada.
Descobrimos ali que tínhamos que registrar bimestralmente no diário de classe o plano de curso. Sentamos, pegamos nossos cadernos de registros diários das aulas e fizemos o referido registro. A supervisora da Secretaria até nos elogiou no sentido de que aquele era o plano real das aulas dadas!
Outro fato que relembrei foi o da solicitação da supervisora da CRE, na escola estadual que trabalho, no início do Governo Ieda, de apresentarmos nosso plano de trabalho por escrito á direção da escola, de um modo flexível, que podia ser mensal, bimestral, trimestral,...ou conforme nossa vontade.
Nesses dois momentos duas coisas ficaram registradas como importantes: na primeira lembrança o registro fiel das aulas dadas, através dos nossos registros diários em nossos apontamentos, e no segundo a importância de um planejamento prévio registrado, e flexível, pois ali pensei e organizei o conteúdo, estabeleci os objetivos e as atividades a serem organizadas, mas que meus alunos teriam participação, se precisasse mudar, re-organizar, refazer...


Hoje trabalho com a educação infantil em classe de pré-escola e realizo meu planejamento das aulas por projetos, registrando objetivos e atividades conforme as necessidades exigem. Os projetos são pensados pela necessidade que se apresentam de conteúdos/assuntos/temas a desenvolver com os pequenos, e as atividades são registradas com uma semana de antecedência, em nossa hora atividade, uma vez na semana saímos da sala de aulas e sentamos para planejamento.

Na outra escola é mais difícil o tempo para planejar as aulas, pois não temos um dia de planejamento de aulas, sendo necessário que vá duas horas por semana em horário fora do normal, para essa tarefa, mas procuro do mesmo modo organizar alguns projetos através da necessidade dos conteúdos/temas e também da vontade de trabalhar assuntos com meus alunos que sejam importantes a eles, a comunidade, a realidade deles e minha também.

Todas essas propostas são registradas em meu caderno diário, que procuro manter o mais organizado possível. Nem sempre a organização é um primor, mas a essência do que vamos trabalhar está pensado ali.

Tenho vários desses registros nesses endereços virtuais:
http://stelabemmequer.blogspot.com/
http://stelaarroio.pbworks.com/
http://stelaarroio1.pbworks.com/
http://dietschicriando.blogspot.com/
http://dietschistela200701.blogspot.com/
http://stelabixo.pbworks.com/
http://stelabixo.pbworks.com/PARQUE+TUPANCY?lo=488689f0http://stelabemmequer.blogspot.com/2008_08_01_archive.html

A questão relativa ao registro das reflexões cotidianas sobre a aula é um ponto que não faço uso desse registro por absoluta falta de tempo. Mas sei o quanto isso é importante para minha prática docente e para melhorar o meu trabalho para os alunos, avaliando como se deu a compreensão do assunto/tema, a apreensão do conteúdo, o que valeu, o que foi importante, e o que precisa melhorar, ser refeito...
As minhas reflexões geralmente ficam somente na minha mente, em outros tantos momentos partilho essas reflexões com os colegas, orientadora e supervisora, bem como com a diretora da escola.
Mas, já encontrei um meio caminho para isso: posto algumas das minhas reflexões sobre determinados projetos virtualmente.
E já penso ser um começo.
Aqui nesses endereços virtuais estão uma amostra:
http://dietschistela200701.blogspot.com/2008/10/novas-pesquisas-duplas.html
http://stelabixo.pbworks.com/ARTE-NA-DIETSCHI
http://bemmequerinfantil.pbworks.com/REFELX%C3%95ES-DA-PROFESSORA#

Um comentário:

Roberta disse...

Stela!!

Planejar não é mesmo fácil, exige tempo e dedicação, tempo esse às vezes tão escasso na nossa profissão. O que dizer dos registros de reflexão então?? Me parece que deveríamos ter um maior tempo fora de sala de aula para poder realizar tudo como devia. Pois acabamos tirando muito tempo do nosso lazer nisso.

Abraços
Roberta