domingo, 13 de julho de 2008

Reflexão do Workshop 2008/1

Tecendo minhas aprendizagens
O worshop das aprendizagens desse quarto semestre me pareceu bem mais equilibrado que no terceiro , no sentido de que todas nós estávamos bem mais à vontade e nossa fala ficou “mais parecida”. Fala essa que senti bem mais “verdadeira”, “mais vivida e experimentada” por todas nós. Embora seja visível a diferença entre quem está em sala de aulas e quem não está! O professor Marcelo já havia me deixado bem tranqüila com seus comentários a respeito do meu portfólio das aprendizagens, pois a primeira versão havia atendido os objetivos. A professora-tutora Márcia também já conhecia minha caminhada no decorrer desse semestre e a professora-tutora Danyela idem, pois ambas me acompanharam ao longo das atividades das interdisciplinas de Representação do Mundo pela Matemática, pelas Ciências Naturais e pelos Estudos Sociais. Esse contexto permitiu que eu ficasse bem mais tranqüila para apresentar minhas aprendizagens e pude realmente me fazer entender nessas colocações, pois essas pessoas que realizaram minha avaliação conheciam um pouco do meu trabalho como aluna e também o meu trabalho profissional em sala de aulas. Isso me deixou bem à vontade e então foi mais fácil falar dessas aprendizagens relacionando-as à minha prática, pois nesse semestre realmente senti acontecer à interdisciplinaridade em todas as interdisciplinas propostas pelo eixo 4. E pude constatar isso em todas as propostas de trabalho solicitadas, confirmando essa interdisciplinaridade nas minhas aulas, (pois esse é um dos pontos que contemplo em minha prática, ao longo de todos esses anos de trabalho), pois tudo o que desenvolvi com meus pequenos nesse primeiro semestre de 2008 puderam ser aproveitados nas atividades solicitadas nas interdisciplinas desse eixo. O nervosismo geral de todos os colegas que iam chegando, acabou por me contagiar. Eu estava um pouco ansiosa, mas os colegas pareciam que estavam à beira da morte mesmo! E isso “pegou” em mim. Aos poucos fui me acalmando, e quando chegou à vez da minha fala, já estava mais sossegada, salvo pelo “friozinho na barriga” e o “desatar da minha língua” que nesses momentos nervosos “fala mais do que a boca!” Então me sinto aí prejudicada, pois acabo usando mais tempo do que o exigido para apresentar meu trabalho. Fato esse que me fez concluir minhas colocações rapidamente, levando um merecido ”puxão de orelhas” do professor Marcelo. Ainda vou me trabalhar nesse sentido, para que nos próximos semestres eu possa realmente sintetizar toda a minha aprendizagem nesse tempo. E também me preparar melhor para o final do curso, pois nem sempre terei a oportunidade de ser avaliada por pessoas que me acompanham mais de perto. Gostaria de concluir aqui com a mesma fala que disse para a professora-tutora Márcia:
“Minha prática não mudou nesse semestre, pois sempre procurei oferecer muito de mim aos meus alunos, diariamente, mas esse semestre me permitiu muitas reflexões sobre a minha prática de educadora” e isso fez com que eu crescesse também nesse sentido.
P.S.Quero deixar uma proposta de horário para os próximos workshopies: poderíamos iniciar essa apresentação às 13.30h, visto que esse momento é bastante demorado, e acabamos chegando em casa muito tarde da noite. Nossos familiares já não nos têm o dia inteiro e ficam preocupados e torcendo por nós também à noite, esperando e esperando! Começando às 13.30 poderíamos fazer um intervalo às 17.30, bater um papo e relaxar por mais ou menos 40 minutos, voltaríamos então e concluiríamos até às 20.00 horas. Chegaremos em casa mais cedo e poderemos curtir nossa família nesse restante de noite: dar banho, colocá-los para dormir e contar histórias...

Nenhum comentário: