terça-feira, 7 de dezembro de 2010

TCC- Eixo 9

Eixo 9

O eixo 9 foi dedicado a construção do TCC e muito exigiu de tempo: tempo para rever e refletir todas as aprendizagens que construí ao longo do Curso; tempo para leituras que se fizeram importantes e necessárias a uma boa escrita do trabalho e tempo de refletir toda a minha prática de trabalho nesse tempo que já trabalho, pois não foi só do meu estágio curricular que construí a escrita para esse trabalho de conclusão.

Rever toda a caminhada me trouxe muitas lembranças, saudades, emoções.

Em alguns tantos momentos me angustie, ao pensar em não dar conta de realizar a última tarefa, e por isso a mais importante nessa etapa da caminhada. Como sempre, durante todo o curso, tive muitos empecilhos na jornada.

Em outros momentos tive muitas alegrias, pois o tema que elegi, o ensino de História na Educação Infantil, é um tema que trabalho muito, durante todo o ano. Pois meu trabalho é com os pequenos, e o resgate da história de cada um e de todos eles, dentro do nosso local de pertencimento é uma constante quase diária: realizamos atividade de conhecer sua história e fazemos a história da turma a cada ano que iniciamos.
E isso me deixa mais feliz ainda hoje, após a apresentação do TCC à banca, que elogiou meu trabalho e que me apontou pontos a articular dentro da construção do capítulo teórico, onde enfatizei um autor e suas ideias sobre a linguagem, que é fator marcante na educação infantil. Refletindo um ou dois dias após, entendi e me veio claramente à ideia de que esqueci que nessa etapa escolar, o nível da pré-escola, a linguagem é importante sim, a oralidade então, é o nosso “prato de entrada” mas que o letramento deve ser o ponto principal, e isso esqueci de especificar nesse capítulo. Então retomei as leituras do referido capítulo e busquei Magda Soares para conversar um pouquinho comigo ali.

Penso que melhorei bastante essa questão, visto que o letramento e a alfabetização estão inseridos nesse etapa final da educação infantil já quase chegando ao ensino fundamental.
Muito bom ter revisto essa parte, pois ficou por mim despercebido e só pode ser construída no momento em que a banca me pediu que revisse o autor, nesse capítulo teórico.
Ainda tenho dificuldades para dar conta de tempo, mas nessa apresentação consegui fehar no tempo marcado.

Estou bem feliz com minha apresentação e meu crescimento pessoal e profissional que pude perceber através do TCC, nas minha fala dialogada com tantas autores importantes.

Stela em 07.12.2010 às 12.16

3 comentários:

Fabiana disse...

Stela,
lendo esta postagem me chamou muito a atenção, a referência que fizeste ao tempo que tens de prática docente. Com certeza todo este tempo de dedicação a sala de aula contaram muito para a escrita de teu TCC, pois diariamente ensinamos e também aprendemos muito com nossos alunos.
Querida, quero te parabenizar pelo teu desempenho durante este curso,foste uma aluna dedicada, interessada e comprometida com o teu crescimento pessoal e profissional.
Que bom saber que conseguiste dar ao teu TCC a complementação que precisava...
Abração e bom final de semestre....

Nadie Christina disse...

Oi querida,

como não poderia deixar de ser, estou aqui para te deixar um último comentário no teu blog. E tive a satisfação de encontrar uma postagem onde relatas a experiência de defesa do TCC. Um momento tão importante e que foi marcado por insights e novas buscas de respostas. Acredito que este registro ilustra bem a tua caminhada no PEAD, pois mostra que apesar do tempo exíguo que dispunhas estavas, até o último momento, sempre aberta para o novo e disposta a encarar os desafios. Foi um privilégio ter te acompanhado ao longo do curso. Estou certa que os teus alunos também consideram um privilégio te ter como professora!
Um grande beijo e muitas saudades,
Profa. Nádie

Stela Maris disse...

Obrigada queridas companheiras de curso! A dedicação e o carinho recebido por vocês, muitas noites foi o que me levou a chegar aqui!
Beijão carinhoso e muita saudades da duas.
Stela