domingo, 5 de dezembro de 2010

EIXO 8 - ESTÁGIO CURRICULAR

Reflexões do oitavo semestre em meu portfólio.

Relendo as postagens ali escritas me deparei logo no começo, com a descrição da turma que farei o estágio curricular (já minha turma).

Ali registro as minhas intenções de continuidade dos projetos de trabalho do ano anterior, pois os alunos já vinham assim trabalhando, sugerindo ideias e atividades, e logo já perguntaram, no início do ano letivo se íamos ver os artistas e as obras, passear pela Cidade, visitar a biblioteca e os computadores!

Numa outra fala escrevi que “preciso explorar muito mais o ensino das letras e sua função específica de escrita e leitura”. Logo no começo das aulas os alunos já trouxeram esse interesse pelas letras e sua decodificação. Então, me propus a utilizar mais os espaços de escrita: além dos portadores de textos que manuseamos diariamente, como livros, revistas, jornais, os próprios cadernos, a agenda de bilhetes e recados, pensei e usei muito o quadro verde da sala, onde escrevia sempre a data, a rotina e as tarefas que realizaríamos. Então, chamava atenção dos alunos para a leitura, apontando, lendo junto coletivamente, e permitindo que os alunos ali também estivessem. Gostam do quadro verde, do manuseio do alfabeto, dos livros! Além de termos aproveitado muito todo os materiais reaproveitáveis que vieram para nosso latão seletivo: caixas tetrapak, pet, copinhos de iogurte, caixas e embalagens...

E registrei essa escrita: “está sendo um bom momento esse, pois os alunos estão bem envolvidos com as atividades propostas, registrando as informações, meio ávidos dessa tarefa escolar: apropriação das letras, da escrita, da imagem, da leitura.”

Em vários momentos ao longo do estágio curricular, nos momentos das nossas saídas da escola, os alunos sempre vão perguntando o que está escrito nas fachadas, nas placas, enfim, por onde tem escrita queriam saber o que é.
E em tantas atividades demonstraram receio de ainda não saber decodificar o código linguístico para a leitura e escrita, como numa roda de "ler a sua história", onde cada aluno desenhou seu personagem e pensou a história, me contou e eu escrevi. Depois para socializar na roda de conversa pedi que lessem. Nossa, foi uma resposta em uníssono: __não sei ler. Então disse que me contaram e que cada um saberia contar para o grupo. Alguns se arriscaram outros resistiram e não realizaram a tarefa.

Stela em 05.12.2010

Um comentário:

Fabiana disse...

OLá Stela,
nest post que trazes de teu portfólio no período de estágio está bem presente a preocupação e interesse do grupo para com a leitura e escrita, mas também evidencias que contemplas em tua prática pedagógica situações diversas em que a leitura e a escrita estão presentes.
Vamos as tuas reflexões sobre o eixo 8.
Seguimos...