domingo, 25 de abril de 2010

SEGUNDA SEMANA DE ESTÁGIO

Essa semana foi dedicada ás artes da pintura e da poesia.
Trabalhamos duas poesias do escritor Mario Pirata: "Mistérios e Brincadeiro", dos livros "O Fazedor de Balões e A Magia do Brincadeiro".
Meus alunos se encantaram com as obras do Mario!
As poesias são muito gostosas de trabalhar!

As artes se resumiram ao desenho do Retrato do Mario Pirata e posterior descrição do persagem que desenhou, tendo em vista que não conhecemos o escritor. (Eu preferi ficar na ignorância e não pesquisar o rosto do autor!)

Realizaram o registro em desneho da visita ao Quatro Lagos, a partir da Tarsil do Amaral, da obra "O Pescador".

Ilustração individual e coletivamente a poesia Mistério, do Mario Pirata.

Quando comecei a pensar ontem sobre essa semana toda de atividades voltada para a Feira do Livro e a magia das letras, lembrei de um fato bem importante que aconteceu em minha vida profissional relativo a criação de histórias: a muitos anos atrás, ainda nem trabalhava na escola do Estado:

Era época de Copa do Mundo de Futebol, o Brasil tinha sido Penta Campeão naquele ano, ou no anterior, não lembro.
Então minha amiga Paula ( a que escreveu a história "As aventuras do Papa-Terra") dava aulas numa escola infantil particular aqui em Arroio do Sal.
Paula me convidou para ir até a escolinha contar uma história aos alunos, pois ela havia dito a eles que tinha uma amiga que era princesa! Eu.
Fui.
Mas olha o uqe inventei: peguei um baú pequeno da minha mãe e fui colocando ali dentro tudo quanto era coisinha dourada que ia achando: brincos, argolas, chaves, chaveiros, pecinhas douradas, medalhas do meu pai, troféu dourado que meu pai ganhou em suas apresentações artísticas de Rodeios. Tudo que brilhava e parecia ouro, peguei. Coloquei também várias fotografias antigas, da família e até de gente que não conhecia. Juntei convites de aniversários, de batizado, lembrancinhas de tudo o que era evento das crianças, e velhas mesmos, pois meus irmãos todos já tinham mais de vinte anos!!!

Juntei tudo o que ia aparecendo que lembrasse princesa: riqueza e beleza. Encontrei um convite de aniversário da minha sobrinha da Barbi.

Botei um vestido de babados, de laço, batom na boca, bem rosa, sapatilha e Paula me pegou de carro, pra levar tudo aquilo!

Cheguei lá, sentei na cadeira e eles todos em minha volta: contei minha história de princesa de verdade. Que tinha uma penta avó, chamada Bárbara, de apelido Barbie! Alguém conhecia? Todos conheciam a Barbie, claro.
Puxei meu báu e fui invcentando histórias a cada coisa que tirava de dentro>
Foi lindo, eles acreditavam em tudo que eu contava.
Inventei cada coisa mesmo!!!
os olhinhos deles iam curiosos para mim e para o baú.
Ao fim da história me pegaram, abraçaram e amaram a princesa de verdade que conheceram!

Que gostosura lembrar tudo isso.
Me deu mais vontade ainda de contar e ouvir outras tantas histórias...

3 comentários:

Rosângela disse...

Oi Stela,

Achei o início de tua postagem um tanto confusa. As informações não estão articuladas.

Que atividade tu realizaste com as poesias de Mário Pirata? O que os alunos produziram a partir disso? Utilizaste algum tipo de tecnologias nas atividades desta semana de estágio? Não houve articulação/continuidade com o trabalho da semana passada que envolvia a história do município?

Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa

Stela disse...

RÔ, as atividades relacionadas a história do MUnicípio entraram com a arte, a arte da poesia, as rodas cantadas, as lembranças das crianças. A arte da Tarsila e a obra do Retrato do Màrio fazem parte da articulação entrelaçada das artes. O Município traz sua história contada, o Poeta conta suas lembranças das rodas cantadas, na sua cidade natal, nós também cantamos essas rodas aqui...A atividade da semana rerere-se as unidades linguísticas, então os alunos produziram rimas, através dos seus nomes e suas famílias.

Stela disse...

A III Feira do Livro é um dos eventos que fazem parte das festividades do Aniversário do Município. Penso que deverias entrar também no wiki do estágio para poder melhor entender essas articulações e te entrosares com as atividades que ali estão esclarecidas...