sexta-feira, 30 de abril de 2010

Escritores da sala


Nessa III semana do estágio meus pequenos escreveram um livro!
Artsanalmente imprimi na sala mesmo: criaram personagem, desenharam a ação e contaram a história.
Registrei a escrita, colorimos a capa, coloquei título dado pelo aluno e eles assinaram a produção.
Vejam as fotos.

2 comentários:

Rosângela disse...

Oi Stela,

Que trabalho bonito!
Como avalias esse trabalho? Que dificuldades encontraste? Os resultados foram produtivos? Como os alunos se articularam durante o processo de elaboração dos livros? O que e como aprenderam? Utilizante algum recurso tecnológico? Como avalias esta atividade?

Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa

Stela disse...

Oi Rô. Os alunos já estavam acostumados a criar histórias coletivas e individuais. Não foi um processo difícil de fazer esse.
A dificuldade é somente manter os alunos que já terminaram a atividade traquilos, pois tem enorme dificuldade de se manterem organizados e não brigarem sem orientação de u adulto, coordenando a horinha livre. Os resultados foram excelentes, todos os alunos contaram uma história bem interessante. Inclusive fiz minhas anotações no wiki do estágio, se puderes entra lá para ver. Para ter uma ideia: um dos alunos que estav freqeuntando a escola a somente 3 dias, nunca havia entrada em sala de aula e tem uma enorme dificuldade de compreender o que realizar, o que fazer: pedi muits vezes e expliquei muitas vezes que devia desenhar um personagem , alguém, um bicho, sei lá. Não saia. Então, por fim eu disse: vai lá e desenha o que tu quiseres aqui nessa folha. Ele foi e desenhou um sol. voltou e eu pedi me conta a história: ele disse o sol está clareando o dia. Anotei essa fala. E disse que fizesse a outra folha, outro desenho que aparecesse o sol, o seu personagem, fazendo outra coisa: ele desenhou o sol com uma pintura azul por cima.Perguntei (já preocupada) o que o sol está fazendo aqui? Ele respondeu que uma nuvem cobriu o sol e ele ficou escondido! Por fim desenhou o sol e um risco por cima me disse que era um relâmpago que acertou e matou o sol! Achei muito legal essa criação dele...Cada aluno tinha que desenhar uma personagem no caderno e inventar um nome, pois eles seriam escritores de verdade! Igual na Feira do Livro! E assim criaram seus personagens, pensaram suas hisórias e me contaram. A cada página a história devia continuar, e o personagem deveria se repetir. Os recursos utilizados foram folhas de ofício, lápis de cores e papal dobradura para a capa a econtra-capa, para ficar mais bonito o livro. A atividade doi de extrema utilidade para autoria dos alunos, pois entenderam perfeitamente que não podiam usar um personagem com um nome que já existisse. E também tinha que eles prórpios desenhar e criar o enredo. Foi muito bacana, até porque usaremos esses trabalhos numa Feira do Livro Interna, através de um projeto que criei a partir da Feira do Livro, e onde os alunos e suas produções deverão
fazer parte da IV Feira do Livro do Município no ano que vem, como autores! Abraço